- 19/06/2017
- Por: Fernanda Leão
Dicas de ações de marketing digital muito úteis a microempresas
O marketing digital é útil para todos os tipos de comércio, inclusive as microempresas. Confira dicas de ações muito úteis para estabelecimentos deste porte.
Planejamento é o elemento-chave
A primeira das atitudes que devem ser tomadas quando se pensa em marketing digital é a elaboração de um plano de marketing. Ali deverão constar todas as informações relevantes para a microempresa, como as ações e os devidos registros de acontecimentos quando elas forem tomadas.
Estude o setor
Você é especialista no segmento em que atua? Conhece os pontos fracos e fortes, as oportunidades e os desafios de sua área e de sua empresa? O conhecimento dessas informações é fundamental para elaborar boas estratégias de marketing digital, especialmente para microempresas, onde o diferencial é imprescindível.
Conheça seus clientes
Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para a criação de personas, tática que pode alavancar muitas vendas. Porém, é preciso ter muita atenção na definição desse público, porque, apesar das aparências, ele pode não estar muito claro. Por exemplo: se a sua microempresa vende brinquedos, o seu público-alvo são as crianças, mas as estratégias precisam atingir os pais, que são os potenciais compradores.
Estude os concorrentes
Além de elaborar o planejamento de marketing, de estudar o ambiente do setor de atuação e os clientes, é preciso aprender também sobre os concorrentes. Afinal, suas ações podem afetar diretamente os seus rendimentos.
As outras empresas do mesmosegmentode atuação podem ser analisadas por seu site ou blog, redes sociais, campanhas publicitárias, canais de atendimento, etc., pois esses quesitos mostram o seu comportamento e sua relação com o consumidor.
Elabore um cronograma
Tendo estudado todos esses tópicos, além de ter elaborado o planejamento de marketing, é hora de partir para a ação propriamente dita. As estratégias de marketing digital, tanto para microempresas quanto para estabelecimentos de qualquer porte, devem constar em um cronograma, bem detalhado, que deve conter:
- Data de elaboração de uma campanha;
- Período para implantação dessa ação;
- Dias de início e fim da promoção;
- Período para tabulação das informações obtidas.
Esteja na internet
Campanhas de marketing digital são feitas pela internet, especialmente, pela postagem de conteúdo em blog e redes sociais. Qualquer empresa, de qualquer porte, precisa ter uma página na web, com informações completas de contato, que servem também como uma forma de interação com o consumidor.
Microempresas geralmente não podem investir muito capital em estratégias de marketing, então a rede se torna uma aliada de peso nesse quesito. Afinal, o site não é apenas um cartão virtual, mas também (e principalmente) uma maneira de estreitar relacionamentos e fortalecer a marca.
O mesmo se diz das redes sociais: é lá que o consumidor está compartilhando conteúdo, opinando, pesquisando, inclusive avaliando. Agora imagine que excelente seria receber um depoimento extremamente positivo sobre sua empresa, no Facebook, por exemplo, sem gastar nada com isso?!
O marketing digital é uma ótima estratégia para microempresas. Aposte nessa tática e comece a perceber os resultados em breve!
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