- 12/09/2016
- Por: Ricardo Mietti
5 Dicas para desenvolver a embalagem de um produto
O design da embalagem de um produto é algo que se deve tratar com extremo capricho. Digo isso, pois o impacto visual do produto é altamente influenciador quando se fala em decisão do consumidor no ponto de venda. Obviamente quando falo em embalagem estou abordando inclusive rótulos, artes primárias, etc.
Apesar da internet ser um canal com grande volume de vendas, muitas vezes o consumidor vai até o ponto de venda para conhecer o produto fisicamente (no shopping, por exemplo), para depois ir a internet buscar o melhor custo benefício e então fechar a compra.
O design da embalagem existe exatamente para atender as expectativas do consumidor e ao mesmo tempo traduzir de forma gráfica o posicionamento da marca perante ao cliente.
Portanto, gostaria de compartilhar com vocês dicas para desenvolver a embalagem de um produto:
#1 Conheça o mercado (consumidor e concorrência)
Inicio com esta dica, pois apesar de parecer a mais óbvia é ainda um dos pontos mais negligenciados por quem quer desenvolver uma embalagem. É fundamental conhecer o que a concorrência oferece e se o consumidor está totalmente satisfeito com isso. Acredite, sempre existe uma lacuna a qual você pode explorar e conquistar o cliente ao ponto de se sobressair frente à concorrência. Quer um exemplo? A marca de água mineral Crystal sempre soube que as pessoas consomem água durante a prática esportiva, assim como as outras marcas também sabia, porém somente ela lançou o “bico esporte”... por que não pensaram nisso antes? Um detalhe no design da embalagem que influencia na decisão do consumidor. Procure identificar necessidades do consumidor, as quais não tenha sido atendidas ainda por nenhum concorrente.
#2 Economizar no processo é importante, mas não esqueça da qualidade
Para que o público possa usufruir de condições comerciais competitivas é importante que os custos com o design de embalagem sejam ao máximo otimizados. O que eu quero dizer é que você deve “fazer mais com menos”, ou seja, obter o casamento perfeito entre o custo e a qualidade para oferecer ao seu cliente algo que o agrade visualmente e financeiramente. A menos que você seja um profissional, sugiro que você contrate uma empresa com bom custo benefício, mais precisamente uma agência de design de embalagens. Lembre-se que no momento em que o consumidor for decidir ele irá comparar o seu produto com outros (que provavelmente foram desenhados por profissionais)
#3 Entusiasme logo de cara
O primeiro contato do cliente com o produto é um momento em que você tem a chance de causar uma impressão inesquecível. Utilize recursos para nesses poucos segundos conseguir criar laços fortes, pois isso se tornará mais difícil de acontecer depois que ele já conhecer o produto. Aqui a criatividade é fundamental.
#4 Não deixe o design da embalagem ir contra a estratégia da empresa
Se a estratégia da sua empresa é oferecer um produto premium você deve desenhar sua embalagem de acordo com a sofisticação que este seu público demanda. Isso vale para quaisquer tipos de públicos – projete de acordo com quem você quer atingir e jamais queira atender a todos com o mesmo produto.
#5 Ao pensar em design não esqueça que a embalagem deverá ser produzida
Soa estranho, não é? Mas é verdade! Muitos focam suas forças exclusivamente em criar o design mais lindo e diferente do mundo, mas esquecem que aquilo deverá ser produzido (impresso literalmente). É importante ser diferente, apenas ressalto que devemos planejar esse processe e não chegar no momento da produção sem ter ideia de como proceder, caso contrário pode sair caro e influenciar nos resultados de suas vendas.
Espero que essas dicas tenham lhe agradado e agradeço pela leitura. Fique à vontade para compartilhar se gostou!
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