• (11) 3170-3183
  • finalite@finalite.com.br
Agência de Marketing Finalité
  • Home
  • Institucional
  • Expertise
    • DESIGN
      • Criação de identidade visual
      • Design de embalagens
      • Criação de catálogos
      • Vídeos institucionais e animações
      • Desenhos técnicos
    • DIGITAL
      • Criação de sites e lojas virtuais
      • SEO / otimização de sites
      • Gestão de redes sociais
      • Campanhas Google Adwords
      • Loja virtual para gráfica
    • CONTENT
      • Produção de conteúdo para blogs
      • Redação de artigos publicitários
      • Conteúdo para SEO
      • Pauta e conteúdo para redes sociais
      • Revisões e traduções de textos
    • CONTRATOS
      • Fee mensal
      • Pacote serviços de design
      • Pacote serviços digitais
      • Design + digital
      • Planejamento de marketing
  • Contato
  • Solicitar Orçamento
Custo por lead, custo por aquisição e ROI: o que são e como mensurar essas métricas
  • Home
  • Blog
  • Leia na íntegra
  • 18/03/2020
  • Por: Fernanda Leão
Custo por lead, custo por aquisição e ROI: o que são e como mensurar essas métricas

Custo por lead, custo por aquisição e ROI: o que são e como mensurar essas métricas

Você já ouviu falar em custo por lead, custo por aquisição e ROI? São métricas do marketing digital, e se você não sabe o que significam, muito menos como mensurá-las, não perca o artigo abaixo.

 

O que significa custo por lead

 

CPL, ou custo por lead, quer dizer o valor que sua empresa investe para obter um lead. É o resultado da divisão entre a quantidade investida com o trabalho de marketing digital e o número de lead gerado pelas diversas fontes de tráfego da empresa.

 

Para ir além, as empresas ainda podem medir o custo por lead qualificado (CPLQ), isto é, dividir a quantidade total de leads conquistados pelo número de leads qualificados, aqueles que realmente vão ser atendidos pelos vendedores.

 

Saiba que as estratégias como blog, redes sociais e SEO costumam gerar, em média, três vezes menos custos para as empresas, em comparação com as mídias tradicionais.

 

Sendo assim, é fundamental:

 

- ter e manter um bom trabalho de gestão de leads;

 

- medir o número de leads qualificados;

 

- nutrir os leads obtidos, para que recebam qualidade e possam ser passados para os vendedores.

 

Custo por aquisição

 

Já o custo por aquisição (CPA) é o resultado da divisão entre o valor do investimento e o número efetivo de vendas. O marketing digital geralmente consegue crescer quando o custo por aquisição é lucrativo, perto do preço médio de venda.

 

Pelo custo por aquisição é possível saber se o investimento realizado para conquistar clientes é baixo ou alto, e também como está o desempenho da empresa.

 

É possível medir o custo por aquisição de algumas formas, como:

 

- downloads realizados;

 

- formulários preenchidos;

 

- inscrições validadas;

 

- número de visualizações;

 

- vendas efetivadas.

 

Retorno sobre investimento

 

E ROI? O retorno sobre investimento é uma métrica que descobre o rendimento obtido por uma determinada quantia de recursos. É pelo ROI que se obtém o custo/benefício dos investimentos, já que: ROI = ganho obtido – quantia gasta com o investimento.

 

É a soma das vendas pelo marketing digital subtraída dos gastos investidos para que as vendas pudessem ter acontecido. Pelo retorno sobre investimento também é possível saber quanto de dinheiro a sua empresa perdeu ou ganhou em diferentes canais do marketing digital.

 

Assim, é preciso considerar a estratégia escolhida (canais, equipamentos, plataformas e serviços), e depois identificar a receita obtida por aquele investimento (visualizações, visitantes e vendas).

 

As métricas são extremamente importantes

 

Custo por lead, custo por aquisição e retorno sobre investimento são métricas muito importantes para o marketing digital, pois é por elas que empresas podem se lançar em novos desafios, como por exemplo, implantar projetos, servindo como um ponto de partida seguro para a alocação correta dos recursos.

 

Custo por leadcusto por aquisiçãoROIcomo mensurar métricasmensurar métricasmétricasmétricas marketing digitalmétricas redes sociais
Espalhe por aí...
Leia também
Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no marketing das empresas
Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no marketing das empresas
O que é link building e como usá-lo na sua estratégia?
O que é link building e como usá-lo na sua estratégia?
O que são objeções de vendas e como identificá-las?
O que são objeções de vendas e como identificá-las?

Expertise

  • Design
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • Digital
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • Content
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • Contratos
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing

Sobre a Finalité

Agência de Marketing com especializações nas áreas digital e design gráfico – criação de websites, e-Commerces, desenvolvimento de identidade visual e correlatos. Localizada no Grande ABC – SP, município de Santo André – Bairro Jadim.
Redatores / colunistas
27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
Fernanda Leão
Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
Katiane Miranda
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Graduado em Administração de Empresas, com extensa atuação na área de projetos de marketing digital e offline. Apaixonado por gestão, conteúdo e fanático por resultados.
Ricardo Mietti
Redes Sociais
Tags do site
  • Criação de vídeos institucionais
  • Criação de sites
  • Criação Lojas Virtuais
  • e-Commerce
  • SEO / Otimização de sites
  • Design Gráfico
  • Desenvolvimento de Identidade Visual
  • Identidade Corporativa
  • Logomarcas 3d
  • Sites para gráficas e Web to print
  • E-mail marketing
  • Agência de publicidade
  • Desenvolvimento de lojas virtuais em SP
PRONTO PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA?
Solicite um orçamento Assuntos não comerciais
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

CONTATOS

+55 (11) 3170-3183
E-mail: finalite@finalite.com.br

REDES SOCIAIS
WORKING HOURS

Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por
dentro das novidades.

* Dados sigilosos - não enviamos spam

Agência de Marketin Finalité

Podemos estar juntos?
Entre em contato conosco, envie seu e-mail, conte-nos o que necessita e juntos encontraremos a melhor alternativa para projetar seu site e sua marca!

Tel: +55 (11) 3170-3183

E-mail: finalite@finalite.com.br

Página de contato

LINKS
  • Home
  • Digital
  • Design / produções
  • Content
  • Fee
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
SOCIAL
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Blog
ÚLTIMAS DO BLOG
  • Como criar uma estratégia...
  • Transformação Digital: pa...
  • Impacto da Inteligência A...
  • Como criar uma proposta ú...
  • Estratégias para melhorar...
  • Como Usar o ChatGPT para ...
  • O que fazer para aumentar...
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

© Copyright 2025 Finalité Produtividade em Marketing ®
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência para sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Top Orçamentos / InformaçõesOrçamentos / Informações
Sitemap
  • Home
  • Institucional
  • Solicitar Orçamento
  • Blog
  • Expertise
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
  • DESIGN
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • DIGITAL
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • CONTENT
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • CONTRATOS
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing