- 18/03/2020
- Por: Fernanda Leão

Custo por lead, custo por aquisição e ROI: o que são e como mensurar essas métricas
Você já ouviu falar em custo por lead, custo por aquisição e ROI? São métricas do marketing digital, e se você não sabe o que significam, muito menos como mensurá-las, não perca o artigo abaixo.
O que significa custo por lead
CPL, ou custo por lead, quer dizer o valor que sua empresa investe para obter um lead. É o resultado da divisão entre a quantidade investida com o trabalho de marketing digital e o número de lead gerado pelas diversas fontes de tráfego da empresa.
Para ir além, as empresas ainda podem medir o custo por lead qualificado (CPLQ), isto é, dividir a quantidade total de leads conquistados pelo número de leads qualificados, aqueles que realmente vão ser atendidos pelos vendedores.
Saiba que as estratégias como blog, redes sociais e SEO costumam gerar, em média, três vezes menos custos para as empresas, em comparação com as mídias tradicionais.
Sendo assim, é fundamental:
- ter e manter um bom trabalho de gestão de leads;
- medir o número de leads qualificados;
- nutrir os leads obtidos, para que recebam qualidade e possam ser passados para os vendedores.
Custo por aquisição
Já o custo por aquisição (CPA) é o resultado da divisão entre o valor do investimento e o número efetivo de vendas. O marketing digital geralmente consegue crescer quando o custo por aquisição é lucrativo, perto do preço médio de venda.
Pelo custo por aquisição é possível saber se o investimento realizado para conquistar clientes é baixo ou alto, e também como está o desempenho da empresa.
É possível medir o custo por aquisição de algumas formas, como:
- downloads realizados;
- formulários preenchidos;
- inscrições validadas;
- número de visualizações;
- vendas efetivadas.
Retorno sobre investimento
E ROI? O retorno sobre investimento é uma métrica que descobre o rendimento obtido por uma determinada quantia de recursos. É pelo ROI que se obtém o custo/benefício dos investimentos, já que: ROI = ganho obtido – quantia gasta com o investimento.
É a soma das vendas pelo marketing digital subtraída dos gastos investidos para que as vendas pudessem ter acontecido. Pelo retorno sobre investimento também é possível saber quanto de dinheiro a sua empresa perdeu ou ganhou em diferentes canais do marketing digital.
Assim, é preciso considerar a estratégia escolhida (canais, equipamentos, plataformas e serviços), e depois identificar a receita obtida por aquele investimento (visualizações, visitantes e vendas).
As métricas são extremamente importantes
Custo por lead, custo por aquisição e retorno sobre investimento são métricas muito importantes para o marketing digital, pois é por elas que empresas podem se lançar em novos desafios, como por exemplo, implantar projetos, servindo como um ponto de partida seguro para a alocação correta dos recursos.
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