- 19/04/2018
- Por: Fernanda Leão
Conheça um pouco da estrutura de uma agência de comunicação
Assim como as agências de marketing, as agências de comunicação estão no mercado há muito tempo com o intuito de te ajudar a criar novas identidades para a sua empresa, reposicionar sua marca no mercado ou até mesmo planejar todo o marketing necessário para que ela faça sucesso.
Para isso, a agência se divide em diversos departamentos com funções diferentes para atender às suas necessidades de maneira rápida, eficiente e especializada. Vamos conhece-los?
Departamentos da Agência
- Atendimento: sendo este o contato inicial entre sua empresa e a agência, é possível agendar horários, participar de reuniões e receber propostas e orçamentos diferentes para atender ao seu problema. Também é nesse departamento que o responsável interage com você para apresentar o que a criação quer passar ao possível cliente e interpretar o briefing.
- Criação: com base no briefing já criado no departamento anterior, o profissional responsável buscará referências, trabalhará com termos comuns à área de interesse e fará todo o necessário para criar as peças para o cliente.
- Conteúdo: já nesse departamento, diferentemente do que acontece na criação, existe a revisão do conteúdo e, em alguns casos, a alteração total do texto seguindo os interesses do cliente, para que haja conteúdo o suficiente para a elaboração de materiais gráficos e digitais.
- Programação: em alguns casos, as agências de comunicação podem trabalhar com sites e, principalmente, com um programador que desenvolverá todo o layout em código de acordo com o objetivo do cliente, visando as Estratégias de Otimização de Sites (SEO).
- Financeiro e Recursos Humanos: por fim, o projeto passa por essa etapa apenas para conferir o faturamento de acordo com o contrato da agência com o cliente. O Financeiro pode providenciar formas de pagamento diversas ou até mesmo bloqueio de inadimplentes. Já o RH, fica responsável por novas contratações e/ou demissões, além de avaliações e treinamento para novos funcionários.
Toda a agência de comunicação funciona assim?
Provavelmente não. A maioria das agências de comunicação possui seu jeito próprio de fazer as coisas. Embora esse exemplo tenha sido utilizado pra te ajudar a entender todo o processo até o produto final, ele não é regra e, portanto, pode ser alterado diversas vezes e ser seguido passo a passo ou simplesmente de modo aleatório.
As agências de comunicação adotam sistemas únicos e individuais de acordo com os serviços que oferecem ou se responsabilizam pelo cliente. A depender do que esteja em jogo, poderão existir mais ou até mesmo menos departamentos.
Isso acontece porque existem vários tipos de empreendimentos e diferentes tipos de auxílio no mundo físico e digital para todas as marcas. Assim sendo, padronizar o sistema é difícil, principalmente quando o que você oferece para uma situação nem sempre se aplica à outra.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00