- 20/04/2022
- Por: Fernanda Leão

Como usar os dados que você já possui para gerar mais tráfego e leads
Você já ouviu falar em data-driven marketing? Não! Pode ser que não tenha escutado o termo por aí, mas ele com certeza se refere a um assunto do seu interesse: como usar os dados que você já possui para gerar mais tráfego e leads. Quer saber como? Leia e descubra!
O que é data-driven marketing?
Data-driven, em tradução literal, quer dizer “direcionado por dados”. Isso significa um marketing em que as decisões e ações são tomadas por dados, e não por suposições e especulações. Quando se tem dados e números como ponto de partida, as decisões tendem a ser mais assertivas.
Por que fazer data-driven marketing na sua empresa?
O seu objetivo é gerar mais tráfego e leads. Sendo assim, se você utilizar os dados que já possui para chegar lá, você talvez chegue mesmo! Afinal, estima-se que empresas que fizeram isso tiveram um aumento de 10 a 20% no retorno sobre investimento (ROI).
Isso acontece pelo trabalho com o Google Analytcs, que proporciona o acesso aos dados dos usuários do seu site. Com essa utilização, você pode:
- criar conteúdo personalizado para sua audiência;
- melhorar a experiência do cliente, pois vai atendê-lo em suas necessidades;
- otimizar o desenvolvimento de ações nas suas campanhas, atingindo um público específico;
- direcionar o conteúdo para onde ele será mais bem recebido pelo consumidor;
- ter mais chance de vender seu produto ou serviço.
Como usar os dados que você já possui para fazer isso?
Você tem os dados do seu público há um tempo, pelo Google Analytcs, mas provavelmente nunca percebeu que eles podem ajudar a sua empresa. Agora você vai descobrir como fazer isso!
Pois bem, saiba que o data-driven marketing é como um ciclo sem fim. Você nunca termina de completar o círculo, porque um ponto leva ao outro e assim por diante. Vamos explicar!
Tudo começa com um objetivo, que no caso é gerar mais tráfego e leads. Você já possui dados do consumidor, então precisa avaliá-los para começar a avaliação e a prática. Aqui você precisa estabelecer um método para estudo das métricas e a decisão de quais serão usadas, ok? Foque nas mais importantes para o seu negócio.
Em seguida, defina quando as métricas serão utilizadas (pode ser um período determinado ou a cada nova campanha, por exemplo). O próximo passo é analisar os dados e tomar as decisões e ações que serão realizadas.
Se os resultados não estiverem no caminho desejado, você não precisa esperar o fim da campanha para ajustá-los: modifique sempre que necessitar! E como nós citamos no começo deste tópico, recomece. A cada objetivo, siga esse mesmo roteiro. Estamos combinados?
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
