- 27/04/2022
- Por: Fernanda Leão

Como usar o WhatsApp como ferramenta de marketing e vendas
Desde que lançou a versão WhatsApp Business, o aplicativo de mensagens instantâneas é uma excelente ferramenta de marketing e vendas. Se você ainda não utiliza o WhatsApp para essas estratégias, não perca a leitura deste artigo!
WhatsApp Business é recurso para vender
O WhatsApp Business foi lançado em 2017, e desde então tem funcionado como um ótimo recurso para vender. Quando o WhatsApp surgiu, lá em 2009, ele era utilizado pelas empresas com o motivo de confirmar consultas e agendamentos diversos.
Hoje, o WhatsApp é um recurso bastante completo, pois as empresas podem:
- oferecer suporte ao cliente de forma rápida e simples;
- divulgar produtos e serviços a contatos, por listas de transmissão;
- entrar em contato com clientes para informá-los de novidades, descontos e promoções;
- realizar transações comerciais, pelo catálogo de produtos e carrinho de compras.
Como usar o WhatsApp como ferramenta de marketing e vendas
Você percebeu que, desde o começo deste artigo, nós falamos do WhatsApp Business? É porque a versão comercial do aplicativo é a que funciona como ferramenta de marketing e vendas; é ela quem possibilita as vantagens descritas acima.
Portanto, antes de mais nada, você precisa baixar a versão para negócios do WhatsApp. Supondo que já baixou, em seguida você deverá ajustar as suas funções de venda.
Você poderá informar endereço, site, telefone, segmento de atuação e horário de funcionamento. Depois ajuste as ferramentas comerciais. Nessa parte, você poderá cadastrar seus produtos e serviços, com descrição e valores cobrados. A pessoa poderá adicionar itens no carrinho e posteriormente comprá-los.
Essa é a parte de vendas, mas ainda precisamos falar sobre WhatsApp como ferramenta de marketing. Vamos lá?
Você já deve saber que o marketing está relacionado a fidelizar clientes, a iniciar e manter um relacionamento com eles. O WhatsApp é perfeito para isso, porque você pode fornecer um rápido atendimento por meio da mensagem de saudação (ou de ausência, se for contatado fora do horário de atendimento).
E mais: as pessoas não gostam de ligar para o SAC ou de enviar mensagens demoradas para o chat. Assim, o WhatsApp serve como uma ferramenta de atendimento rápido e fácil, que vai cativar o cliente desde o começo do contato.
Se preferir, você pode colocar um robô para iniciar a conversa (chatbot). Muitas vezes, nem é necessário transferir para um atendente, porque pode ser que o robô consiga resolver o problema do cliente sozinho.
Atenção irrestrita através do WhatsApp Business
É preciso fazer muito por uma pessoa para ela se transformar de seguidora em cliente. Quem faz mais do mesmo não chega aonde quer, e o seu diferencial pode ser a utilização do WhatsApp para se relacionar e vender. Vamos começar as configurações?
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