- 27/05/2020
- Por: Fernanda Santos Leão

Como usar o Telegram na sua estratégia de marketing
O Telegram, concorrente do WhatsApp como aplicativo de mensagens instantâneas, também pode ser utilizado na sua estratégia de marketing. Se você se interessou em saber como fazer isso, não perca a leitura a seguir.
Por que utilizar o Telegram para marketing digital
O Telegram é muito mais do que um aplicativo para envio e recebimento de mensagens instantâneas. Por ele, empresas podem ter um contato mais ágil e próximo com seus clientes, gerando um relacionamento mais estreito e possibilitando conversões.
Isso também é possível por outros aplicativos semelhantes, contudo, as funcionalidades do Telegram vão além:
- envio de qualquer formato de arquivo (doc., mp3, mp4, rar, zip, etc.) de até 1,5 Gb;
- pode ser acessado por nuvem, de qualquer dispositivo que o usuário possua, pois há sincronização de mensagens;
- podem ser criados grupos de até duzentas mil pessoas, em canais para transmissão personalizada de acordo com o público (por exemplo, dentro das etapas do funil de vendas);
- o Telegram possibilita a criação de chats secretos, com mensagens que são destruídas automaticamente após determinado tempo e que somente podem ser visualizadas com a digitação de senha;
- pode ser operado por robôs, proporcionando mais tempo para sua equipe dedicar-se a outras estratégias e demandas.
Como usar o Telegram na sua estratégia de marketing
Agora que você já conhece a ferramenta, bem como suas vantagens de utilização, chegou a hora de saber como usar o Telegram na sua estratégia de marketing. Vamos lá?
Como citamos, esse aplicativo possibilita a criação de diversos grupos e canais para comunicação. Sendo assim, é uma excelente forma de transmissão de conhecimento. Você pode fazer um planejamento de postagens para nutrição dos leads, aquecendo-os para uma futura compra.
Esse aquecimento também continuará sendo feito a partir do esclarecimento de dúvidas da audiência, por meio de perguntas no aplicativo. Afinal, é uma via de mão dupla entre empresa e consumidor.
Se você quiser, também pode fazer automatização da ferramenta, assim a nutrição dos leads e também as perguntas e respostas serão mediadas por um robô. Dessa forma, os recursos vão além, já que pode ser criado um grupo seleto para envio de promoções, sorteios e descontos, entre outros, mediante o pagamento de uma assinatura.
O uso de Telegram por robôs também pode se dar para verificar os indicadores da ferramenta, criar pesquisas, postar gifs e solicitar feedbacks da empresa, seus produtos e serviços. Não somente por robôs, claro, mas eles podem atuar muito bem no Telegram.
Telegram é aliado de sua estratégia
Como você pôde perceber, o Telegram é aliado de sua estratégia de marketing digital, pois ele é muito mais do que um aplicativo para envio e recebimento de mensagens instantâneas. É hora de fazer o download do app para testar seus benefícios!
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