- 19/03/2021
- Por: Fernanda Leão
Como usar o LinkedIn para captar clientes B2B
O LinkedIn é uma rede social profissional, então é uma maravilha para quem quer captar clientes no segmento B2B (empresas que vendem para empresas). Quer saber como fazer isso? Leia e descubra.
Construa um perfil estratégico
A estratégia é extremamente importante nas redes sociais. Portanto, comece aplicando-a desde o perfil. Ele funciona como um cartão de visitas da empresa, e os principais campos não podem ficar em branco:
- foto, de preferência a logo da empresa. Se você não tem logo, insira uma foto sua sozinho, preferencialmente no escritório;
- headline, é o espaço que fica logo abaixo da foto e do seu nome. Descreva seu perfil, a empresa onde você trabalha, suas certificações e diferenciais;
- experiência, inclua toda a sua experiência em detalhes, principalmente a atual. Assim, você já poderá ser visto por clientes que procuram o que você faz, sem esforço.
Crie e gerencie a sua rede de contatos
Para que as pessoas possam conhecer você, o seu serviço, é fundamental criar e gerenciar uma rede de contatos no LinkedIn. Essa rede social já faz uma segmentação para você, categorizada em conexões de primeiro, segundo e terceiro grau, de acordo com o tipo de relacionamento.
A maior proximidade está na conexão de primeiro grau, ok? São pessoas que já fazem parte da sua rede de contatos, e você pode enviar convites para pessoas que estão no segundo e terceiro graus, isto é, que possuem relação com as pessoas dos outros graus (sempre as do mais próximo).
Relacione-se com a sua audiência
Depois que você criou e gerenciou os seus contatos, é hora de relacionar-se com eles. De que forma?
Principalmente com interações! Compartilhe conteúdo, divulgue produtos e serviços, faça parte de debates, eventos, grupos. Promova artigos escritos por você, lance enquetes, enfim, mostre que você é ativo no seu segmento e, principalmente, que você é autoridade.
A autoridade está diretamente relacionada com credibilidade e confiança, passos importantes para a conversão de clientes. Portanto, é um grande passo alguém acreditar na sua empresa.
Mostrar-se ativo é fundamental, e você poderá ter ótimos resultados se utilizar o LinkedIn para comprovar sua autoridade no segmento. Tudo isso representa investimento, é estratégia.
Conecte-se com as pessoas certas
Contudo, de nada adianta você fazer tudo isso, seguir as regras à risca, se não se conectar com as pessoas certas. Afinal, para que ter uma rede de contatos sólida e mostrar-se autoridade a eles, se não são o seu público-alvo?
Portanto, na parte de criar uma base de contatos, não saia convidando a esmo, aleatoriamente. Vale mais ter poucos contatos, mas do seu segmento, do que uma rede imensa, que não trará resultados porque o seu produto ou serviço não interessa. Entendido?
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