- 05/09/2014
- Por: Fernanda Leão
Como usar o Facebook nas suas estratégias de marketing
Quando o assunto é marketing digital utilizando as redes sociais, a principal ferramenta a ser considerada é o Facebook. Afinal, segundo pesquisa da consultoria eMarketer, o Brasil é terceiro país em número de usuários cadastrados, com consideráveis 61,2 milhões de perfis.
Facebook para empresas
Com tanto alcance, o Facebook rapidamente se tornou uma ferramenta indispensável para as estratégias de marketing das empresas. Alias, o próprio Facebook, foi pioneiro na criação de páginas específicas para empresas, as fanpages.
Entre 2008 e 2009, quando os brasileiros finalmente aderiram ao Facebook várias empresas começaram a usar a rede como parte importante de suas estratégias de marketing.
Com o passar do dos anos, as técnicas foram se aprimorando, fazendo do Facebook um canal completo de relacionamento e divulgação. Entre as estratégias de marketing mais eficientes no Facebook, merecem destaque o marketing de conteúdo e o Facebook Ads.
Marketing de Conteúdo
Uma fanpage não pode conter apenas a divulgação de produtos e serviços. É necessário oferecer ao publico algo que tenha alguma utilidade em sua vida, ou que possa fornecer- lhe entretenimento.
O conteúdo relevante é provavelmente a principal razão pela qual os consumidores seguem uma marca nas redes sociais. Alguns desses seguidores se tornam clientes, potencializando os negócios da empresa. De acordo com pesquisas, 67% das empresas encontram consumidores pelo Facebook.
O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais importante. Segundo dados do Roper Public Affairs:
- 80% dos consumidores preferem obter informações sobre a empresa em publicações e não em propagandas;
- O marketing de conteúdo faz com que 70% dos consumidores se sintam mais próximos da empresa;
- 60% dos consumidores afirmam que o conteúdo os ajuda a tomar melhores decisões de compras;
- 75% das pessoas não acreditam em anúncios.
Facebook Ads
Com o aumento do número de empresas que começaram a usar o Facebook como ferramenta de marketing, a corporação de Mark Zulckeberg, identificou a oportunidade de faturamento e lançou os Facebook Ads. Assim, as empresas que pagam pelo serviço da rede, têm mais visibilidade e penetração.
Nenhuma fanpage é obrigada a anunciar no Facebook. Por isso, algumas empresas continuam investindo apenas em marketing de conteúdo.
Por isso, para estimular a contratação de seus anúncios, o Facebook reduziu drasticamente a visualizações orgânicas das postagens das fanpages pelos seus seguidores. Oficialmente, a rede afirma que cada post é visto por 2% dos seguidores da fanpage. Contudo, especialistas afirmam que este percentual é de apenas 1%. Isso significa que, para conseguir ter uma visibilidade satisfatória no Facebook, é preciso anunciar.
Existem 3 tipos de Facebook Ads:
- Facebook Ads Para Páginas – Promoção de páginas no Facebook
- Facebook Ads Para Histórias – Promoção de postagens no Facebook
- Facebook Ads Para Sites – Promoções de URLs externas ao Facebook
Para encontrar alguns exemplos de Facebook Ads, basta olhar na sua timeline. Empresas dos mais variados ramos e portes investem fortemente em anúncios pelo Facebook. E você, não vai inovar em sua estratégia de marketing?
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