Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Como usar o Facebook nas suas estratégias de marketing

Como usar o Facebook nas suas estratégias de marketing

Quando o assunto é marketing digital utilizando as redes sociais, a principal ferramenta a ser considerada é o Facebook. Afinal, segundo pesquisa da consultoria eMarketer, o Brasil é terceiro país em número de usuários cadastrados, com consideráveis 61,2 milhões de perfis.

 

Facebook para empresas

Com tanto alcance, o Facebook rapidamente se tornou uma ferramenta indispensável para as estratégias de marketing das empresas. Alias, o próprio Facebook, foi pioneiro na criação de páginas específicas para empresas, as fanpages.

Entre 2008 e 2009, quando os brasileiros finalmente aderiram ao Facebook várias empresas começaram a usar a rede como parte importante de suas estratégias de marketing.

Com o passar do dos anos, as técnicas foram se aprimorando, fazendo do Facebook um canal completo de relacionamento e divulgação. Entre as estratégias de marketing mais eficientes no Facebook, merecem destaque o marketing de conteúdo e o Facebook Ads.

 

Marketing de Conteúdo

Uma fanpage não pode conter apenas a divulgação de produtos e serviços. É necessário oferecer ao publico algo que tenha alguma utilidade em sua vida, ou que possa fornecer- lhe entretenimento. 

O conteúdo relevante é provavelmente a principal razão pela qual os consumidores seguem uma marca nas redes sociais. Alguns desses seguidores se tornam clientes, potencializando os negócios da empresa. De acordo com pesquisas, 67% das empresas encontram consumidores pelo Facebook.

O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais importante. Segundo dados do Roper Public Affairs:

  • 80% dos consumidores preferem obter informações sobre a empresa em publicações e não em propagandas;
  • O marketing de conteúdo faz com que 70% dos consumidores se sintam mais próximos da empresa;
  • 60% dos consumidores afirmam que o conteúdo os ajuda a tomar melhores decisões de compras;
  • 75% das pessoas não acreditam em anúncios.

Facebook Ads

Com o aumento do número de empresas que começaram a usar o Facebook como ferramenta de marketing, a corporação de Mark Zulckeberg, identificou a oportunidade de faturamento e lançou os Facebook Ads. Assim, as empresas que pagam pelo serviço da rede, têm mais visibilidade e penetração.

Nenhuma fanpage é obrigada a anunciar no Facebook. Por isso, algumas empresas continuam investindo apenas em marketing de conteúdo.

Por isso, para estimular a contratação de seus anúncios, o Facebook reduziu drasticamente a visualizações orgânicas das postagens das fanpages pelos seus seguidores. Oficialmente, a rede afirma que cada post é visto por 2% dos seguidores da fanpage. Contudo, especialistas afirmam que este percentual é de apenas 1%. Isso significa que, para conseguir ter uma visibilidade satisfatória no Facebook,  é preciso anunciar.

Existem 3 tipos de Facebook Ads:

  • Facebook Ads Para Páginas – Promoção de páginas no Facebook
  • Facebook Ads Para Histórias – Promoção de postagens no Facebook
  • Facebook Ads Para Sites – Promoções de URLs externas ao Facebook

Para encontrar alguns exemplos de Facebook Ads, basta olhar na sua timeline. Empresas dos mais variados ramos e portes investem fortemente em anúncios pelo Facebook. E você, não vai inovar em sua estratégia de marketing?

Conte com a Finalité para o gerenciamento de redes sociais!.

 

Finalité Produtividade em Marketing
(11) 2814-9295
www.finalite.com.br / finalite@finalite.com.br
Finalité Produtividade em Marketing

Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site