- 17/10/2017
- Por: Fernanda Leão
Como tirar proveito da Black Friday
O dia internacional do desconto, nomeada de Black Friday, foi criada nos Estados Unidos, e é realizado na última sexta-feira do mês de novembro. Muitas pessoas se vêem atraídas pelas promoções e pela oportunidade de comprar um produto desejado há muito tempo, ou até mesmo por adquirir algo que não conseguiria fora do desconto.
Mesmo o Brasil não utilizando todas as vantagens da data como os Estados Unidos, ainda há uma forma dos comerciantes e clientes se beneficiarem.
Dicas para os comerciantes
Há uma grande necessidade de que o mercado mude seu posicionamento em relação à black friday, para que a data seja realmente vantajosa em relação ao desconto. Portanto, o primeiro passo é o comerciante se planejar para participar do evento, traçando metas de quais serão os descontos sobre determinados produtos; qual o estoque disponível; como fornecer os melhores valores para a satisfação do cliente; buscando sempre conseguir atender em quantidade e qualidade.
O segundo passo são as plataformas online e lojas físicas se prepararem para o grande volume de clientes, afinal é essa a intenção! Deve-se, para lojas online, construir um sistema acessível e que suporte picos e grandes acessos. Para lojas físicas é importante deixar o estoque bem organizado e os vendedores preparados para as vendas e qualquer eventualidade.
A estratégia de Marketing também é extremamente importante, pois é ela que vai atrair os clientes para seu negócio. Vale utilizar todos os meios de comunicação possíveis.
Por fim, não seja uma fraude, seja transparente com o público e dê realmente o desconto (sem aumentar antes e abaixar o preço na data).
Dicas para o consumidor
Para o consumidor não ser passado para trás com os falsos descontos, a primeira dica que damos é ter paciência, seja com uma plataforma online lenta ou com uma loja física lotada, afinal, todos querem um bom desconto.
Outra dica é não comprar na primeira loja que encontrar o produto desejado, pesquise mais, você pode encontrar melhores ofertas. Porém não espere o dia todo para concluir a compra, afinal o estoque não é infinito e outras pessoas estão comprando também.
Faça da Black Friday um bom negócio
Tanto para comerciantes e consumidores a data pode trazer muitos benefícios e ser um excelente negócio, só depende de cada um, seja oferecendo grandes oportunidades ou pesquisando pelos melhores descontos.
Pois agora é hora de desfazer a impressão ruim que a Black Friday tem no Brasil e realmente investir no evento. O alcance e lucros podem surpreender positivamente as empresas e os clientes se realizarem comprando um produto que antes estava fora de alcance, afinal, em tempos de crise não se pode desperdiçar uma excelente oportunidade como essa.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00