- 16/01/2018
- Por: Fernanda Leão
Como reter clientes para o seu negócio
Para manter a boa rentabilidade do seu negócio, você precisa de clientes, claro. Além deles, você precisa de garantia de vendas e clientes fiéis. Muitas empresas não levam isso a sério e preferem ir atrás de novos clientes ao invés de fidelizar os antigos.
Provavelmente você já deve ter ouvido que reter os clientes atuais é mais barato que conquistar novos. É importante que o seu planejamento estratégico seja baseado em Key Performance Indicators (KPI) e você tenha informações sobre seu processo de vendas, para uma boa tomada de decisão.
De maneira simples, a ideia é que você reúna dados de quanto você gasta reunindo novos clientes, considerando investimentos de marketing e vendas e os acompanhe. A partir daí as iniciativas podem render melhores resultados.
Cuidar da gestão de relacionamento com o cliente é muito importante. Além da entrega eficiente, é necessário definir estratégias que garantam a qualidade do relacionamento e tornem claro para o cliente que você deseja mantê-lo.
Retendo clientes
- Priorize a excelência no atendimento. Garanta que o cliente tenha uma boa experiência com a sua empresa do momento da compra até que ele usufrua do produto.
- Seja presente. Ser ágil no atendimento ao cliente é importante, mas a empresa precisa mostrar seu valor. Faça o monitoramento e entre em contato com frequência, não só quando o cliente pretende se desligar ou renovar o contrato.
- O cliente sempre tem razão. Fale o que o cliente quer ouvir sem “engana-lo”, mas dando atenção a suas demandas. O feedback do atendimento é importante, abra espaço para diálogo e analise a possibilidade de sistematizar um processo de avaliação sobre a satisfação do cliente. Muitas vezes, uma simples ligação pode evitar todo um problema.
- Organize-se em torno do cliente, não da empresa. Se a empresa não estiver disposta a se adaptar, buscar melhorias em produtos, serviços e atendimento é impossível entrar com estratégias de retenção de clientes. Mesmo que sua opinião não entre em sintonia com a do cliente, você sempre pode remediar a situação mostrando resultados que podem ser obtidos a longo prazo.
- Valorize sua marca. Tenha um plano de comunicação bem estruturado de acordo com a jornada do seu cliente na empresa. Valorize o relacionamento, faça que com que lembrem da sua marca. Certifique-se que sua empresa não negligencia o pós-venda.
- Acompanhe as métricas cruciais. A fidelização de clientes nem sempre requer grandes esforços, mas uma orientação nos negócios a favor da satisfação do cliente. Acompanhe as taxas de cancelamento (chum rate) e mensure a eficiência da equipe de vendas para manter as receitas. Acompanhe também o LTV (Lifetimevalue) para avaliar o quanto cada cliente pode gerar de receita durante o contrato.
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