- 03/06/2020
- Por: Fernanda Leão
Como reter clientes em tempos de crise
A crise econômica, consequência da pandemia, provavelmente afetou as vendas de sua empresa. Elas podem ter tido queda porque as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e também pelo fato de as portas terem ficado fechadas por várias semanas. Como reter clientes em tempos de crise? Temos algumas dicas, confira.
Adéque-se à situação
Antes de mais nada, é preciso compreender a situação pela qual estamos passando. Está difícil para a sua empresa, mas está difícil para o consumidor também. Muitos perderam o emprego, enquanto outros tiveram redução de salários.
Sendo assim, sugerimos que a sua empresa adéque-se à situação. Isto é, que promova redução de custos e também que pense em linhas de produtos a preço mais acessível. Se não for possível, ofereça benefícios, como mais opções de parcelamento, frete grátis, brinde, desconto para venda casada, etc.
Promova socialização pelos canais digitais
Nós sempre falamos por aqui, porém mais do que nunca na época atual é importante frisar que as estratégias de marketing digital não são para vender, mas para gerar engajamento e fidelização, que podem promover vendas como consequência.
Em tempos de crise, faça isso ainda mais. Ou seja, promova socialização pelos canais digitais, leve conhecimento ao consumidor, gere aprendizado relevante a ele. Quando a pessoa tiver condições de comprar, ela se lembrará da sua importância neste período tão delicado e retribuirá.
Estabeleça parcerias
Como citamos, está ruim para todo mundo. Então provavelmente também está ruim para o fornecedor. Que tal estabelecer parcerias com eles?
Assim podem ser oferecidos produtos e serviços a melhores preços, que não são tão vantajosos para as empresas, mas que ainda assim trazem retorno financeiro. E neste momento é fundamental que as pessoas se ajudem, que colaborem para que a economia brasileira possa se reerguer.
Invista no pós-venda e nas avaliações
Dois dos mais importantes fatores para a retenção de clientes é o pós-venda e também as avaliações de clientes. Isso porque consumidor satisfeito tende a comprar novamente naquela empresa.
Portanto, invista nessas duas formas de avaliação da companhia, seja após o fechamento da venda ou então em avaliações nas diversas etapas de atendimento, inclusive pelas redes sociais. E não ignore, muito menos responda de modo alterado as avaliações negativas. São formas de melhorar, de crescer e reter clientes.
Promova melhoria na gestão da empresa
A gestão das empresas também é ponto fundamental para reter clientes em tempos de crise. Afinal, um bom gestor busca com a sua equipe formas de manter a empresa funcionando bem, independentemente da situação.
Isso é feito de modo personalizado, de acordo com o planejamento estratégico, mas é imprescindível analisar as métricas, fortalecer a presença nos canais digitais e atender o público em suas necessidades. Gestão é liderança, mas pegando junto com a equipe.
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