- 29/07/2020
- Por: Fernanda Leão
Como prospectar clientes por e-mail?
Com milhares de empresas atuando em home office, nunca foram tão importantes as estratégias de marketing digital e comunicação, como blog, site, e-mail e redes sociais. Quem está na berlinda hoje é o correio eletrônico, com o tema: como prospectar clientes por e-mail? Confira.
Personalização é imprescindível
Você, assim como a maioria das pessoas, deve gostar do seu nome e de quando ele é pronunciado. Afinal, a nossa denominação é uma forma de nos diferenciarmos dos outros, é algo que nos torna especiais. E é justamente essa personalização que não pode faltar nas suas comunicações por e-mail.
Aliás, não somente personalização, mas hiperpersonalização. Isto é, a sua mensagem eletrônica não deve ser robotizada, deve ser enviada pessoa a pessoa, de acordo com as suas características, e sempre com seu nome mencionado e repetido algumas vezes no corpo do e-mail.
Assim, a sua comunicação será enviada de acordo com a persona e a sua etapa no funil de vendas, algo que certamente atrairá mais interesse do que algo que foi enviado de forma geral para todos os contatos.
Agregue valor ao conteúdo
Mesmo que as pessoas tenham mais tempo agora, elas não querem gastar muito tempo lendo e-mails. A não ser que seja algo que realmente desperte o interesse delas! Sendo assim, a dica da vez é: agregue valor ao conteúdo.
Isso pode ser feito após pesquisas sobre o comportamento do seu público, suas dores e necessidades. Esse estudo poderá incluir também contatos anteriores da pessoa com a sua empresa, mostrando que você se lembra dela e da sua procura anterior.
Quanto mais proximidade a sua empresa mostrar com o consumidor, mais chances ele tem de adquirir algo que você vende.
Foco na resolução de problemas
Seu e-mail de prospecção de clientes não deve focar nos benefícios do seu produto, mas na resolução de problemas daquela pessoa. Claro que você provavelmente falará dos benefícios do produto para mostrar que tem a solução para aquele problema, mas isso não deve ser o foco, ok?
Mostre que o cliente é a preocupação da empresa, e não a venda. Foque no emocional, fale que você conhece as dores dele e que tem uma maneira de resolvê-las, então mostre como você pode o ajudar. A pessoa precisa sentir esse cuidado da empresa para com ela, essa atenção para a sua satisfação, e não como uma tentativa de venda.
Seja objetivo e conciso
Um bom e-mail de prospecção deve conter de três a cinco linhas, mais algumas palavras destacadas em negrito.
Você pode fazer uma ou duas perguntas que falem sobre as dores e necessidades do cliente, e depois diga em poucas linhas sobre como a sua empresa pode resolver aquele problema. E só!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00