- 07/09/2020
- Por: Fernanda Leão
Como prospectar clientes pelas redes sociais
A prospecção de clientes pode acontecer em todos os canais digitais da empresa, inclusive as redes sociais. Você sabe como utilizá-las para esse benefício? Se ainda não, acompanhe para descobrir.
Comece pela segmentação
Se você ainda não fez a segmentação de público, comece por ela. A segmentação propiciará o conhecimento de quem pode se interessar pelo seu produto, como características pessoais, preferências, comportamento, problemas, etc.
Esse conhecimento é fundamental para a criação de conteúdo relevante à audiência. E mesmo que a pessoa não se interesse pelo seu produto de imediato, você pode iniciar uma relação de confiança com ela por meio de conteúdos interessantes, o que pode promover uma venda no futuro.
Aposte na inovação
Agora que você já sabe para quem criar conteúdos, é hora de elaborá-los. Contudo, muitas empresas no seu segmento já fazem isso, então é preciso ter um diferencial para se destacar.
Esse diferencial pode ser a inovação. Isto é, trazer conteúdos originais, que foquem no cliente, e não na empresa. Eles precisam mostrar a sua preocupação na resolução dos problemas da audiência. Se forem feitos em formatos diversos, melhor ainda! Aposte ao máximo nos recursos das redes sociais.
Depoimentos e indicações são extremante válidos
As pessoas tendem a comprar com as empresas que elas confiam, e essa confiança também pode vir de depoimentos e indicações na sua página de rede social. Afinal, nada melhor do que alguém atestar que o seu produto é bom e melhorou a sua vida, não é mesmo?
Assim, recomendamos que você peça a seus clientes para fazerem uma avaliação na rede social após ter uma experiência com a empresa, com seus produtos. As avaliações, além disso, são uma forma de métrica para a marca, um retorno que mede sua reputação.
Invista no marketing de experiência
Você já ouviu falar no marketing de experiência?
É outra forma de você fazer prospecção pelas redes sociais. Por meio dessa estratégia, a sua empresa seleciona usuários para receberem o seu produto de forma gratuita, mediante uma avaliação sincera depois da utilização. De preferência, escolha pessoas com influência no meio digital, para que o alcance seja maior e mais relevante.
Fique de olho nas métricas
Algumas métricas das redes sociais são instantâneas, como curtir, comentar e compartilhar. Porém, recomendamos que a sua empresa se utilize de diversas outras métricas das redes sociais para analisar os resultados e compará-los com os dos concorrentes.
Por meio delas, geralmente com utilização de ferramentas de gerenciamento, a sua empresa conhecerá dados importantes, como o melhor horário para publicação, dia da semana, entre outros, o que pode fazer a diferença no alcance e em outros fatores.
É hora de fazer o seu planejamento para prospecção. Utilize ao máximo os recursos dessa poderosa ferramenta online!
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