- 17/07/2019
- Por: Fernanda Leão
Como montar o seu plano de marketing digital?
No marketing digital, há muitas palavras-chave para o sucesso, e uma delas é o planejamento. Se você não tem um, sabe como montá-lo para melhorar seus resultados? Se não, leia a seguir para conhecer.
Planejamento é fundamental
Pequenas empresas acreditam que o planejamento de marketing digital é necessário apenas para empresas de grande porte. Sendo assim, lançam suas publicações sem plano algum. Outras até entendem a importância da estratégia, mas a deixam de lado por ser trabalhoso e entediante, que exige bastante estudo.
Certamente o plano de marketing digital pode ser desafiador, mas é uma ferramenta que poderá colocar a sua empresa no caminho do sucesso.
Como montar o seu plano de marketing digital
É hora de explanarmos nossas dicas para elaboração do plano de marketing. Vamos a elas? São sete passos valiosos!
Defina os seus objetivos
É fundamental determinar o que você pretende com a estratégia, para que o planejamento esteja focado em suas ações. Também é importante estipular prazos para cada objetivo, para nortear cada ação de sua campanha.
Estude seu público-alvo
Você publicará conteúdo para determinado público. Quanto mais ele se interessar pelo seu post, mais chances de conversão sua empresa terá. Sendo assim, é fundamental estudar a audiência, criando uma persona e publicando conteúdo que atenda suas dores e necessidades.
Determine os canais de publicação
Como cada rede social é determinada pelo comportamento do seu público, é essencial definir também os canais para veiculação de suas campanhas. Afinal, há diversas mídias sociais, mas você não precisa publicar em todas. Monitore qual traz os melhores resultados e foque suas ações nesta rede.
Capacite sua equipe de marketing
Com a alta concorrência, o marketing digital não aceita amadores. Quem tem um diferencial sai na frente, então é importante capacitar sua equipe para realizar um trabalho de qualidade. Se preferir, você pode estudar para disseminar conhecimento, ou então contratar uma agência de marketing digital. O que não dá é fazer de qualquer jeito.
Defina o conteúdo a ser publicado
Etapa fundamental no processo, é uma das mais delicadas. Ou seja, a comunicação feita pelo conteúdo só atingirá bons resultados se houver interesse da audiência, então é preciso que a publicação gere impacto e seja relevante. Disponibilize conteúdo assim, no capricho.
Faça um cronograma de ações
Todos os passos mencionados precisam ser postos em um cronograma, para que nada saia do planejado. Afinal, no marketing digital não existem ações isoladas. Uma leva à outra, e todas levam ao sucesso resultante dos seus esforços.
Analise as métricas
Como serão feitas as métricas da sua campanha? Você precisará acompanhá-las para realizar os ajustes necessários, e há ferramentas bem interessantes na internet, inclusive gratuitas.
É hora de começar o seu plano! Vamos lá?
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00