- 03/12/2019
- Por: Fernanda Leão
Como melhorar a taxa de abertura dos seus e-mails?
Quando você faz uma campanha de e-mail marketing e analisa a taxa de abertura dos seus e-mail, está satisfeito com os resultados? Se você acredita que pode melhorá-los, leia o que preparamos.
O que é a taxa de abertura de e-mail?
De nada adianta você possuir um lead para envio de e-mail marketing, se quando o e-mail cai na caixa de entrada, a pessoa não o abre ou o exclui sem ler.
Assim, a taxa de abertura de e-mail é o índice que mostra quantas pessoas abriram o e-mail que você enviou para elas, como estratégia de marketing digital. Se você não sabe como calcular, faça a seguinte operação: taxa de abertura de e-mail = e-mails abertos / (e-mails enviados – e-mails rejeitados).
Se o índice é baixo, temos dicas para você melhorá-lo. Confira a seguir.
Atente-se à segmentação
As pessoas sempre estão em jornada de compra no marketing de conteúdo, e é fundamental enviar conteúdo segmentado à etapa atual. Assim, elas receberão abordagem personalizada, que poderá fazer a diferença na taxa de abertura.
Acompanhe as métricas dos resultados
A taxa de abertura é uma métrica importante para a empresa, porém ela pode ser complementada com outras métricas também importantes, como a qualidade do lead novo; a velocidade que uma pessoa avança para uma nova etapa no funil de vendas; a quantidade de pessoas que ainda estão na base (fundo) do funil.
Avalie esses resultados para realizar a segmentação acima, e também para ser mais assertivo na sua campanha de e-mail marketing.
Estude dias e horários propícios para o envio
Talvez o problema que reflita na baixa taxa de abertura de e-mail seja o dia e horário menos propício para a visualização pelo usuário. Afinal, as pessoas possuem um comportamento padrão frente às mídias digitais, e é preciso estudá-lo para acertar na estratégia.
Portanto, pesquise em que dias e horários a taxa de abertura de e-mail foi mais alta, para seguir com a programação em suas próximas campanhas. Você pode seguir resultados obtidos pela internet, mas o ideal é que faça a comprovação com seus leads, pois pode ser diferente.
Por exemplo: pesquisas informaram que às terças-feiras, às dez horas, é o melhor período para envio de e-mail marketing. As segundas-feiras devem ser evitadas, porque é comum haver muitos e-mails não-lidos, e a pessoa apenas os exclui, sem ler. As sextas-feiras, as vésperas de feriado e os dias seguintes ao feriado também não são datas indicadas, pois as tarefas tendem a se acumular e o seu e-mail provavelmente parará na lixeira, intacto.
E não se esqueça: qualidade sempre. Se o conteúdo for atrativo, as pessoas investirão seu tempo na leitura do começo ao fim. Programe-se para ter sucesso!
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