• (11) 3170-3183
  • finalite@finalite.com.br
Agência de Marketing Finalité
  • Home
  • Institucional
  • Expertise
    • DESIGN
      • Criação de identidade visual
      • Design de embalagens
      • Criação de catálogos
      • Vídeos institucionais e animações
      • Desenhos técnicos
    • DIGITAL
      • Criação de sites e lojas virtuais
      • SEO / otimização de sites
      • Gestão de redes sociais
      • Campanhas Google Adwords
      • Loja virtual para gráfica
    • CONTENT
      • Produção de conteúdo para blogs
      • Redação de artigos publicitários
      • Conteúdo para SEO
      • Pauta e conteúdo para redes sociais
      • Revisões e traduções de textos
    • CONTRATOS
      • Fee mensal
      • Pacote serviços de design
      • Pacote serviços digitais
      • Design + digital
      • Planejamento de marketing
  • Contato
  • Solicitar Orçamento
Como gerenciar e resolver crises nas redes sociais
  • Home
  • Blog
  • Leia na íntegra
  • 09/04/2019
  • Por: Fernanda Leão
Como gerenciar e resolver crises nas redes sociais

Como gerenciar e resolver crises nas redes sociais

Sua publicação não saiu como esperado? Sua empresa recebeu uma reclamação nas redes sociais? Um produto ou serviço não atendeu as expectativas dos consumidores? Se você não sabe como lidar com os exemplos acima, leia o artigo para descobrir como gerenciar e resolver crises nas redes sociais.

 

Faça monitoramento constante

 

Como saber que algo não saiu conforme esperado, nas redes sociais? Fazendo monitoramento constante de seus perfis e páginas nas mídias.

 

É claro que há muito a ser feito, atividades rotineiras e estratégicas, mas pode-se fazer o monitoramento por aplicativos, por uma equipe de marketing (própria ou terceirizada), ou por verificações programadas (a cada hora, por exemplo).

 

O que não se pode fazer é deixar de olhar suas redes sociais com frequência, erro comum de muitas empresas.

 

Crie uma equipe de respostas

 

Nunca se sabe quando pode haver uma crise nas redes sociais, mas não se pode perder tempo quando ela surge. Então, recomenda-se ter uma equipe montada para resolver esses casos assim que eles surgirem.

 

Tenha em mente que os integrantes da equipe precisarão ser pessoas capacitadas e competentes para elaborar respostas inteligentes, que contornem a situação o mais rápido possível. Devem ser autoridade no segmento de atuação da sua empresa, e é claro que podem trabalhar também em outros setores, reunindo-se com frequência para reuniões preventivas.

 

As respostas para uma crise devem ser segmentadas de acordo com o público que merece posicionamento. Ou seja, deve ser elaborada uma resposta para os funcionários, mais uma para a sociedade, outra para a imprensa, etc., de acordo com a necessidade. A resposta padrão não serve em todos os casos.

 

Reconheça a situação

 

O primeiro passo para o gerenciamento de uma crise é o reconhecimento do problema. Deve-se fazer isso assim que tiver conhecimento da situação, antes de procurar culpados e soluções.

 

Sendo assim, a melhor resposta diante de uma reclamação é reconhecer que errou, pedir desculpas e dizer que estão apurando o ocorrido. E que em breve entrarão em contato para esclarecimentos detalhados.

 

É fundamental manter um diálogo com o público a partir da reclamação, não se fazendo de cegos ou surdos diante do fato.

 

Aposte na velocidade

 

Tudo o que sugerimos até o momento deve ser feito com muita rapidez, para que a crise possa ser gerenciada e resolvida o quanto antes for possível. Na internet, tudo é muito rápido, e a sua resposta também precisa ser, para que os danos possam ser minimizados.

 

Até a apuração e resolução dos fatos, suspenda as ações de marketing relacionadas ao produto ou serviço, e só as ative quando tudo estiver claramente esclarecido.

 

Para finalizar, recomendamos que se procure lições com a crise, para que a empresa possa aprender com o que aconteceu. Nada é totalmente negativo.

Redes SociaisCrises nas Redes SociaisGerenciar CrisesGerenciar Redes Sociais
Espalhe por aí...
Leia também
Dicas para divulgar o seu canal de vídeos nas redes sociais
Dicas para divulgar o seu canal de vídeos nas redes sociais
Principais tendências de redes sociais para ficar de olho em 2019
Principais tendências de redes sociais para ficar de olho em 2019
Maiores tendências de marketing digital para 2019
Maiores tendências de marketing digital para 2019

Expertise

  • Design
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • Digital
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • Content
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • Contratos
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing

Sobre a Finalité

Agência de Marketing com especializações nas áreas digital e design gráfico – criação de websites, e-Commerces, desenvolvimento de identidade visual e correlatos. Localizada no Grande ABC – SP, município de Santo André – Bairro Jadim.
Redatores / colunistas
27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
Fernanda Leão
Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
Katiane Miranda
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Graduado em Administração de Empresas, com extensa atuação na área de projetos de marketing digital e offline. Apaixonado por gestão, conteúdo e fanático por resultados.
Ricardo Mietti
Redes Sociais
Tags do site
  • Criação de vídeos institucionais
  • Criação de sites
  • Criação Lojas Virtuais
  • e-Commerce
  • SEO / Otimização de sites
  • Design Gráfico
  • Desenvolvimento de Identidade Visual
  • Identidade Corporativa
  • Logomarcas 3d
  • Sites para gráficas e Web to print
  • E-mail marketing
  • Agência de publicidade
  • Desenvolvimento de lojas virtuais em SP
PRONTO PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA?
Solicite um orçamento Assuntos não comerciais
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

CONTATOS

+55 (11) 3170-3183
E-mail: finalite@finalite.com.br

REDES SOCIAIS
WORKING HOURS

Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por
dentro das novidades.

* Dados sigilosos - não enviamos spam

Agência de Marketin Finalité

Podemos estar juntos?
Entre em contato conosco, envie seu e-mail, conte-nos o que necessita e juntos encontraremos a melhor alternativa para projetar seu site e sua marca!

Tel: +55 (11) 3170-3183

E-mail: finalite@finalite.com.br

Página de contato

LINKS
  • Home
  • Digital
  • Design / produções
  • Content
  • Fee
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
SOCIAL
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Blog
ÚLTIMAS DO BLOG
  • Como criar uma estratégia...
  • Transformação Digital: pa...
  • Impacto da Inteligência A...
  • Como criar uma proposta ú...
  • Estratégias para melhorar...
  • Como Usar o ChatGPT para ...
  • O que fazer para aumentar...
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

© Copyright 2025 Finalité Produtividade em Marketing ®
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência para sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Top Orçamentos / InformaçõesOrçamentos / Informações
Sitemap
  • Home
  • Institucional
  • Solicitar Orçamento
  • Blog
  • Expertise
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
  • DESIGN
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • DIGITAL
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • CONTENT
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • CONTRATOS
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing