- 19/06/2018
- Por: Fernanda
Como funcionam os algoritmos do Instagram e Facebook?
Trace suas estratégias de publicação de marketing digital no Instagram e Facebook conhecendo os algoritmos destas redes sociais. Você sabe como eles funcionam?
Por que você somente vê determinados conteúdos?
São milhões de pessoas visitando as redes sociais todos os dias, mas os usuários veem publicações diferentes uns dos outros. Segundo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, o objetivo da rede social é criar um conteúdo personalizado para cada usuário, de acordo com seus interesses.
Sendo assim, as redes sempre estão estudando o comportamento de seus usuários, para que recebam em seu feed de notícias apenas o que é do seu interesse. Dessa forma, as pessoas ficarão mais tempo navegando.
São diversos algoritmos que estudam o comportamento das pessoas, com o intuito de conhecer o que realmente interessa a elas. Veja abaixo como funcionam os algoritmos do Instagram e Facebook.
Os algoritmos do Facebook
O botão curtir é o principal algoritmo de busca de interesse. Por ele, é possível obter retorno rápido do engajamento, tanto positivo quanto negativo. Não importa a reação, o que importa é que causou engajamento com o usuário.
O botão curtir (e suas variações) contém muitas variáveis, todas capazes de estudar o comportamento dos usuários no Facebook, bem como a sua interação com o conteúdo publicado nesta rede social.
Outro algoritmo do Facebook é aquele onde o usuário decide o que aparecerá primeiro em sua linha do tempo, seja publicação de páginas ou de amigos. É um belo avanço, já que antes só se podia escolher o que não queria ser visto, com a opção de deixar de seguir. Este algoritmo é chamado de Preferência do feed de notícias.
O Facebook também consegue prever, pelos seus engajamentos anteriores, quando uma publicação provavelmente será interagida por você. A publicação que aparecer primeiro na sua linha do tempo é aquela com mais chance de interação, e foi definida pelo algoritmo que mede o retorno positivo e negativo.
Empresas podem se beneficiar do parágrafo acima pelo Facebook Ads, que melhora a experiência dos usuários e identifica o público-alvo para elas.
O algoritmo do Instagram
Até 2014, esta rede social não possuía algoritmo, e as publicações apareciam pela ordem de popularidade e também pelas mais recentes, sem relevância. Contudo, depois de ser adquirido pelo Facebook, o Instagram também focou na melhor experiência do usuário. Sendo assim, o algoritmo doInstagram leva em consideração, para que apareçam primeiro, as postagens:
– pelo número de curtidas e comentários.;
– pelo nível de interação criado;
– pela ordem cronológica de publicação;
– pelo envio de mensagens diretas (direct) e pelo tipo de conteúdo compartilhado na rede.
Sendo assim, empresas podem se beneficiar dos algoritmos do Instagram e Facebook para melhorar seu engajamento com o usuário.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00