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Como funciona o algoritmo do Instagram?
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  • 12/05/2021
  • Por: Fernanda Leão
Como funciona o algoritmo do Instagram?

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Você sabia que o algoritmo do Instagram interfere na entrega de suas postagens à audiência? É fundamental entender como funciona esse processo para melhorar o alcance das suas publicações, então você não pode perder o artigo abaixo!

 

Interesses em primeiro lugar

 

Até 2016, o Instagram entregava aos usuários as postagens em ordem cronológica, isto é, assim que fossem publicadas. Porém, de lá para cá os posts são exibidos de acordo com um estudo do algoritmo, que preza os interesses da audiência.

 

Sendo assim, se o consumidor gosta muito de postagens de cachorros, por exemplo, vai aparecer para ele os posts sobre esse assunto. Se a sua empresa não tem nada a ver com cachorros, provavelmente seus posts não aparecerão primeiro.

 

Porém, os interesses do público-alvo não são o único estudo do algoritmo. Ele também leva em consideração outros três fatores, a saber:

 

- temporalidade;

 

- engajamento;

 

- relacionamentos.

 

Temporalidade das postagens

 

Acima nós citamos que os interesses vêm em primeiro lugar. Agora, mencionamos que a temporalidade das postagens também é objeto de estudo do algoritmo do Instagram. Como assim?

 

Parece contraditório, mas não é. Vamos explicar!

 

O Instagram também leva em consideração que o usuário vai gostar de ver posts recentes. Portanto, é um dos quesitos que interferem no alcance, apesar de não ser mais o único. Então, se você produz conteúdo de interesse e o post for recente, as chances de ele aparecer são ainda maiores.

 

Engajamento das publicações

 

Outro fator que influencia no alcance das postagens é o engajamento, ou seja, a possibilidade de o post receber muitas curtidas, comentários e compartilhamentos.

 

Se o Instagram perceber que a publicação recebeu bom engajamento nos primeiros minutos de exibição, o algoritmo tende a mostrar o post a mais pessoas.

 

Relacionamento e o alcance

 

O algoritmo do Instagram também leva em conta os relacionamentos do perfil. Você já deve ter reparado que os posts dos seus amigos mais próximos e das suas marcas mais queridas aparecem primeiro, não é mesmo?

 

Esse estudo de relacionamento é baseado nas suas pesquisas, nos seus comentários e compartilhamentos de stories. Tudo o que o usuário faz conta para o alcance!

 

Como isso impacta nas marcas

 

De acordo com o que citamos aqui, você já sabe que precisa postar conteúdo de interesse da audiência, que tenha potencial para engajamento e que seja recente. Portanto, nossa dica é postar todos os dias, sempre algo que interesse o seguidor!

 

Assim, a sua marca terá bom relacionamento com a audiência, e o algoritmo do Instagram vai perceber isso.

 

É fácil ir na mão do algoritmo do Instagram? Não! Isso porque exige planejamento, estratégia, organização, estudo, etc. Porém, os resultados podem ser compensadores! Portanto, vale a pena esse esforço!

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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