- 06/05/2016
- Por: Ricardo Mietti
Acredite, o seu cliente NÃO deve ser fiel a você
Provavelmente você já ouviu alguém mencionar o termo cliente fiel. Muito mais do que isso, na verdade você já deve ter ouvido por aí alguém dizer: o cliente nos traiu, nos trocou por “x” motivo.
Na verdade, o cliente não deve ser fiel a você, mas sim deve ser fidelizado por você. Na prática, não basta apenas fornecer um bom produto (ou serviço) por um preço atrativo, pois considerando a competitividade de hoje não será o suficiente.
Coloco aqui algumas dicas que vão ajudar você a entender como fidelizar o seu cliente:
1) Fale menos da sua solução e pergunte mais sobre seu cliente, empresa e produtos/serviços
2) Escute com atenção e faça perguntas (não só demonstre interesse, mas se interesse de verdade)
3) Ligue mais sem intenção de vender algo naquele momento (ou visite mais). Mostre que você apenas quer saber como ele está, bem como seu mercado e seus produtos
4) Quando for falar de sua solução, prove que ela adere perfeitamente a necessidade do seu cliente e faça o acreditar que você entendeu o que ele precisa.
5) Use bem as gentilezas: por favor, obrigado, que prazer, quanta honra, que bom que você ligou...
Lembre-se disso e você irá gerar um valor para seu cliente que está muito além de preço e qualidade de produto/serviço. As suas relações comerciais tendem a ser muito mais confortáveis e benéficas para ambas as partes.
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