- 30/10/2019
- Por: Fernanda Leão
Como fazer uma análise SWOT do seu negócio
Você já ouviu falar em análise SWOT? Já pensou em fazer uma no seu negócio? Se não sabe do que estamos falando, ou gostaria de aprender mais sobre o assunto, leia o que preparamos para você a seguir.
O que é análise SWOT?
SWOT é a abreviatura inglesa de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Algumas pessoas preferem chamar análise FOFA, tomando as iniciais portuguesas, portanto aqui você perceberá de ambas as formas, certo?
Análise SWOT, então, quer dizer a compreensão dos pontos fortes e fracos do ambiente interno, e as oportunidades e ameaças do meio externo de sua empresa. A partir do estudo desses fatores o seu negócio pode passar por mudanças, visando melhorias em diversos quesitos.
Como fazer a análise FOFA
Para mudar algo, é preciso conhecê-lo em profundidade. Isto é, você percebe que alguma coisa não está funcionando e, a partir de estudos, tomará atitudes para promover melhorias. Trazendo para nosso caso, a análise permitirá que você descubra as fraquezas, oportunidades, forças e ameaças, e fará adaptações para melhorar ou aprimorar suas estratégias de negócio.
Sendo assim, o primeiro passo é conhecer profundamente a empresa que você gere. Depois, fazer uma lista (de preferência por escrito) contendo informações em cada ponto. Você pode analisar para os quesitos forças e fraquezas: o tempo de mercado, gestão, marketing, instalações físicas, recursos humanos, localização, financeiro, logística, reputação, enfim, quanto mais detalhes, melhor.
As oportunidades e ameaças são advindas do ambiente externo, e elas podem ser: fornecedores, concorrentes, cenários diversos (sociocultural, tecnológico, econômico), formalidade da empresa, controle de matéria-prima, etc. Como citamos, detalhe o quanto for possível.
Não tenha pressa no momento de fazer a análise SWOT de sua empresa, pois é um passo importante para seu futuro. Faça com calma e bastante dedicação, para saber exatamente como estão as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças de seus ambientes.
Análise de resultados
É fundamental analisar esses quesitos, contudo, somente conhecê-los não é algo que levará sua empresa a ter mudanças significativas. Afinal, o que você fará com as informações obtidas? É preciso tomar atitudes e, em seguida, medir os resultados.
Muitas empresas se acomodam após estudar suas oportunidades e forças, e acabam perdendo o positivo no quesito porque simplesmente estacionaram, enquanto seus concorrentes tomaram atitudes e passaram à frente quando perceberam fraquezas e ameaças. Eles as tornaram oportunidades e forças.
Quando perceber que está à frente, potencialize suas forças e oportunidades, para maximizá-las e torná-las ainda melhores. E quanto às ameaças e fraquezas, estude maneiras de torná-las positivas. Estudá-las não é sinônimo de desestímulo porque seu negócio está atrás, mas uma forma de mudar e sair da situação desfavorável.
Faça as métricas com regularidade, pois a análise deve ser constante. Vamos começar?
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