• (11) 3170-3183
  • finalite@finalite.com.br
Agência de Marketing Finalité
  • Home
  • Institucional
  • Expertise
    • DESIGN
      • Criação de identidade visual
      • Design de embalagens
      • Criação de catálogos
      • Vídeos institucionais e animações
      • Desenhos técnicos
    • DIGITAL
      • Criação de sites e lojas virtuais
      • SEO / otimização de sites
      • Gestão de redes sociais
      • Campanhas Google Adwords
      • Loja virtual para gráfica
    • CONTENT
      • Produção de conteúdo para blogs
      • Redação de artigos publicitários
      • Conteúdo para SEO
      • Pauta e conteúdo para redes sociais
      • Revisões e traduções de textos
    • CONTRATOS
      • Fee mensal
      • Pacote serviços de design
      • Pacote serviços digitais
      • Design + digital
      • Planejamento de marketing
  • Contato
  • Solicitar Orçamento
Como fazer uma análise SWOT do seu negócio
  • Home
  • Blog
  • Leia na íntegra
  • 30/10/2019
  • Por: Fernanda Leão
Como fazer uma análise SWOT do seu negócio

Como fazer uma análise SWOT do seu negócio

Você já ouviu falar em análise SWOT? Já pensou em fazer uma no seu negócio? Se não sabe do que estamos falando, ou gostaria de aprender mais sobre o assunto, leia o que preparamos para você a seguir.

 

O que é análise SWOT?

 

SWOT é a abreviatura inglesa de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Algumas pessoas preferem chamar análise FOFA, tomando as iniciais portuguesas, portanto aqui você perceberá de ambas as formas, certo?

 

Análise SWOT, então, quer dizer a compreensão dos pontos fortes e fracos do ambiente interno, e as oportunidades e ameaças do meio externo de sua empresa. A partir do estudo desses fatores o seu negócio pode passar por mudanças, visando melhorias em diversos quesitos.

 

Como fazer a análise FOFA

 

Para mudar algo, é preciso conhecê-lo em profundidade. Isto é, você percebe que alguma coisa não está funcionando e, a partir de estudos, tomará atitudes para promover melhorias. Trazendo para nosso caso, a análise permitirá que você descubra as fraquezas, oportunidades, forças e ameaças, e fará adaptações para melhorar ou aprimorar suas estratégias de negócio.

 

Sendo assim, o primeiro passo é conhecer profundamente a empresa que você gere. Depois, fazer uma lista (de preferência por escrito) contendo informações em cada ponto. Você pode analisar para os quesitos forças e fraquezas: o tempo de mercado, gestão, marketing, instalações físicas, recursos humanos, localização, financeiro, logística, reputação, enfim, quanto mais detalhes, melhor.

 

As oportunidades e ameaças são advindas do ambiente externo, e elas podem ser: fornecedores, concorrentes, cenários diversos (sociocultural, tecnológico, econômico), formalidade da empresa, controle de matéria-prima, etc. Como citamos, detalhe o quanto for possível.

 

Não tenha pressa no momento de fazer a análise SWOT de sua empresa, pois é um passo importante para seu futuro. Faça com calma e bastante dedicação, para saber exatamente como estão as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças de seus ambientes.

 

Análise de resultados

 

É fundamental analisar esses quesitos, contudo, somente conhecê-los não é algo que levará sua empresa a ter mudanças significativas. Afinal, o que você fará com as informações obtidas? É preciso tomar atitudes e, em seguida, medir os resultados.

 

Muitas empresas se acomodam após estudar suas oportunidades e forças, e acabam perdendo o positivo no quesito porque simplesmente estacionaram, enquanto seus concorrentes tomaram atitudes e passaram à frente quando perceberam fraquezas e ameaças. Eles as tornaram oportunidades e forças.

 

Quando perceber que está à frente, potencialize suas forças e oportunidades, para maximizá-las e torná-las ainda melhores. E quanto às ameaças e fraquezas, estude maneiras de torná-las positivas. Estudá-las não é sinônimo de desestímulo porque seu negócio está atrás, mas uma forma de mudar e sair da situação desfavorável.

 

Faça as métricas com regularidade, pois a análise deve ser constante. Vamos começar?

 

 

Como fazer uma análise SWOTanálise SWOTSWOTplanejamento de negóciosnegóciosmarketing digital
Espalhe por aí...
Leia também
O que esperar da Black Friday 2019
O que esperar da Black Friday 2019
Como usar os podcasts como estratégia de marketing
Como usar os podcasts como estratégia de marketing
O que é SMO e para que ele serve
O que é SMO e para que ele serve

Expertise

  • Design
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • Digital
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • Content
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • Contratos
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing

Sobre a Finalité

Agência de Marketing com especializações nas áreas digital e design gráfico – criação de websites, e-Commerces, desenvolvimento de identidade visual e correlatos. Localizada no Grande ABC – SP, município de Santo André – Bairro Jadim.
Redatores / colunistas
27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
Fernanda Leão
Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
Katiane Miranda
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Graduado em Administração de Empresas, com extensa atuação na área de projetos de marketing digital e offline. Apaixonado por gestão, conteúdo e fanático por resultados.
Ricardo Mietti
Redes Sociais
Tags do site
  • Criação de vídeos institucionais
  • Criação de sites
  • Criação Lojas Virtuais
  • e-Commerce
  • SEO / Otimização de sites
  • Design Gráfico
  • Desenvolvimento de Identidade Visual
  • Identidade Corporativa
  • Logomarcas 3d
  • Sites para gráficas e Web to print
  • E-mail marketing
  • Agência de publicidade
  • Desenvolvimento de lojas virtuais em SP
PRONTO PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA?
Solicite um orçamento Assuntos não comerciais
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

CONTATOS

+55 (11) 3170-3183
E-mail: finalite@finalite.com.br

REDES SOCIAIS
WORKING HOURS

Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por
dentro das novidades.

* Dados sigilosos - não enviamos spam

Agência de Marketin Finalité

Podemos estar juntos?
Entre em contato conosco, envie seu e-mail, conte-nos o que necessita e juntos encontraremos a melhor alternativa para projetar seu site e sua marca!

Tel: +55 (11) 3170-3183

E-mail: finalite@finalite.com.br

Página de contato

LINKS
  • Home
  • Digital
  • Design / produções
  • Content
  • Fee
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
SOCIAL
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Blog
ÚLTIMAS DO BLOG
  • Como criar uma estratégia...
  • Transformação Digital: pa...
  • Impacto da Inteligência A...
  • Como criar uma proposta ú...
  • Estratégias para melhorar...
  • Como Usar o ChatGPT para ...
  • O que fazer para aumentar...
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

© Copyright 2025 Finalité Produtividade em Marketing ®
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência para sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Top Orçamentos / InformaçõesOrçamentos / Informações
Sitemap
  • Home
  • Institucional
  • Solicitar Orçamento
  • Blog
  • Expertise
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
  • DESIGN
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • DIGITAL
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • CONTENT
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • CONTRATOS
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing