- 20/05/2016
- Por: Fernanda Leão
Como fazer um planejamento de palavras-chave de sucesso
Para conhecer mais sobre um assunto, as pessoas digitam palavras em uma caixa de texto no buscador. Esta simples atitude pode fazer com que seu site seja visitado, desde que haja um correto planejamento de palavras-chave.
Por que é importante planejar as palavras-chave?
Porque, através delas, seu site pode receber mais visitantes. E melhor: o tipo certo de público para seu produto ou serviço.
Além disso, planejar palavras-chave pode melhorar seu retorno sobre investimento (ROI), o posicionamento do site nos buscadores e facilitar a escolha por palavras-chave de cauda longa.
Palavras-chave de valor
Porém, é preciso fazer um planejamento de palavras-chave. Assim, você saberá exatamente quais palavras são as mais buscadas pelo público. Para fazer isso com sucesso, procure palavras relevantes para o consumidor, que o tornará feliz e o direcionará para seu site. É importante também que as palavras-chave signifiquem retorno financeiro para sua empresa.
Para saber se uma palavra-chave tem valor, digite-a no buscador e veja se há anúncios pagos na página. Se houver, significa que são valiosas, lucrativas e podem gerar conversão.
Falando em conversão, para saber por que seu site não está convertendo bem uma palavra-chave de valor, teste-a no Google Adwords e descubra a relevância em seu site. É possível também saber as impressões e taxas de conversão pela quantidade de cliques.
Entenda que palavras-chave de cauda longa são as que melhor convertem, especialmente porque atingem pessoas nas etapas mais avançadas do funil de venda. Portanto, estão mais propensas a comprar determinado produto que buscaram.
Se você não tem conhecimento do termo, palavras-chave de cauda longa são aquelas com maior quantidade de palavras. Por exemplo, é muito mais fácil converter um cliente que buscou tênis Nike Air Max tamanho 38 do que aquele que procurou apenas por tênis.
Google Adwords Keyword Planner
O planejamento de palavras-chave de sucesso é feito pelo foco em SEO. O ponto de partida é recomendado pela maioria dos profissionais da área: o Google Adwords Keyword Planner.
Por ele você descobrirá o volume de palavras-chave, bem como o tipo de correspondência exata e a quantidade de pesquisas locais mensais. Há outros mecanismos para trabalho, mas este aplicativo é um dos melhores e mais utilizados.
Outros exemplos: Google Trends, Hubspot Keyword Grader, Wordtracker’s Free Basic Keyword Demand. É preciso ter conhecimento básico em inglês para trabalhar com estas ferramentas.
Estude as ferramentas de planejamento de palavras-chave, escolha a que preferir e trabalhe para melhorar a conversão de clientes.
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