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Como fazer a gestão correta dos seus leads?
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  • 05/02/2020
  • Por: Fernanda Leão
Como fazer a gestão correta dos seus leads?

Como fazer a gestão correta dos seus leads?

Gostaria de saber fazer a gestão correta dos seus leads, de forma descomplicada e em apenas cinco passos? Nós preparamos o material ideal para você!

 

Coleta inteligente de informações

 

O primeiro passo é a coleta de informações com inteligência. Porém, antes disso, você deve obtê-las. As pessoas somente deixam seus dados se receberem algo em troca, como alerta de novidades, promoções, sorteios, material digital, impressos, etc.

 

Após obtê-los, recomenda-se já separar os e-mails por segmentação. Assim, sua equipe de marketing poderá tratar o consumidor de acordo com a jornada de compra que ele se encontra, facilitando a conversão.

 

Categorização por sistema de pontuação

 

Como assim, jornada de compra? E como a sua equipe de marketing saberá em que etapa colocar determinado consumidor? Por um sistema de pontuação.

 

Recomendamos organizar seus contatos por pontos de um a quatro. Isto é, o número um é aquele que apenas recebeu material informativo para leitura, que ainda não foi fidelizado pela empresa.

 

O número quatro é o consumidor mais propenso a fazer compras de produtos ou serviços, porque já está inscrito na lista de e-mails e leu diversas publicações. Ele confia na empresa. Dois e três podem ser intermediários, mas o sistema pode ser personalizado conforme sua empresa desejar.

 

Conteúdo relevante é chave para nutrição de leads

 

Uma pessoa somente se interessará pela leitura ou recebimento de material de sua empresa se no primeiro momento, quando conhecer a sua página digital, gostar do conteúdo. Afinal, ninguém deixa seu e-mail para empresas que nunca visitará.

 

Sendo assim, a qualidade e relevância são fundamentais para garantir o retorno do usuário. Se ele gostar de determinada postagem, ficará ansioso para receber outras, inclusive o material que você oferece em troca do lead.

 

Você pode nutrir esses consumidores por e-mail marketing (quando obtiver esse lead), postagens em redes sociais, blog ou site, de preferência com planejamento de publicação.

 

Transferência de leads para equipe de vendas

 

Uma pessoa que possui pontuação um poderá comprar um produto de sua empresa? Sim, contudo, é bem mais difícil. As pessoas com pontuação quatro são as mais propensas, e é esse grupo que você deve passar ao seu time de vendas.

 

Portanto, não tenha pressa em vender, mas em fidelizar. Se for apressado, poderá perder uma importante conversão.

 

Não se esqueça de medir e aprimorar resultados

 

O quinto e último passo na gestão de leads é a mensuração e aprimoramento de resultados. Em determinados períodos previamente estabelecidos, faça testes para verificar se suas ações estão promovendo os resultados desejados, e se não estiverem, analise o que pode ser melhorado.

 

Ao seguir os cinco passos, sua empresa poderá aprimorar suas vendas e, consequentemente, os resultados financeiros. Não tenha pressa, pois você chegará lá.

 

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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