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Como e por que fazer um brainstorming?
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  • 09/02/2022
  • Por: Fernanda Leão
Como e por que fazer um brainstorming?

Como e por que fazer um brainstorming?

Você já ouviu falar em brainstorming? Significa, literalmente, tempestade de ideias, e é uma técnica que pode favorecer os resultados da sua empresa. Vamos falar sobre o assunto a seguir, acompanhe para implantar no seu negócio.

 

Por que fazer brainstorming?

 

São vários os motivos para uma empresa aderir à técnica de tempestade de ideias, como:

 

- criar maneiras de enxergar problemas;

 

- ter ideias para o marketing digital;

 

- definir causas e promover soluções para revezes empresariais.

 

O brainstorming é ótimo para incentivar a criatividade dos colaboradores da sua empresa, fazendo com que eles participem na resolução de problemas do dia a dia do seu negócio.

 

Como fazer brainstorming na sua empresa?

 

Engana-se quem acredita que no brainstorming é colocado um problema à equipe e todos começam imediatamente a propor soluções. Essa ideia errônea vem do termo tempestade de ideias, mas para que seja efetivo o brainstorming não deve ser feito assim.

 

O ideal é que seja preparado um ambiente acolhedor, confortável e colaborativo, no qual será feita a reunião com os participantes.

 

É fundamental que haja um coordenador, uma pessoa que seja facilitadora do encontro. É imprescindível que seja alguém altamente envolvido com os resultados da sua empresa e que possa agir em diversas frentes:

 

- evitando inibições e julgamentos;

 

- mantendo o grupo focado no que importa, evitando distrações e desvios de conversa.

 

Se houver engajamento da equipe, muitas sugestões boas surgirão desse encontro. As ideias do brainstorming deverão ser anotadas, por meio de um debate em que elas serão propostas, e em seguida haverá uma avaliação do que pode ser utilizado como teste.

 

As quatro etapas do brainstorming

 

Você já sabe como e por que fazer um brainstorming, agora vamos finalizar com as quatro etapas que poderão nortear a reunião na sua empresa:

 

- explicação do problema;

 

- determinação das causas que geraram o ocorrido;

 

- hierarquização das causas, colocando-as em ordem de prioridade;

 

- criação do plano de ação para minimização do problema.

 

Você também pode fazer brainstorming por meio das perguntas: o quê? Por quê? Como? Onde? Quem? Quando? Quanto?

 

Como promover o engajamento de todos no brainstorming

 

Como você deve ter percebido, quanto mais pessoas participarem do brainstorming, mais ideias poderão surgir para resolver os problemas da sua empresa. Porém, não são todas as pessoas que vão querer expor suas ideias na frente dos outros, principalmente os mais introvertidos.

 

Sendo assim, a solução pode ser entregar blocos de anotações para os participantes da tempestade de ideias, porque dessa forma eles se sentirão menos tímidos na hora de expor as suas sugestões.

 

O brainstorming pode dar muito certo em diversas situações da empresa, não somente para a resolução de problemas. Implante essa técnica no seu negócio e comprove!

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