- 19/11/2021
- Por: Fernanda Leão
Como criar vantagem competitiva no seu negócio
Com tanta concorrência para determinados segmentos, como criar vantagem competitiva? Como se sobressair, como se destacar entre tantos estabelecimentos? Se essa é a sua pergunta que não quer calar, aprenda a resolver esse problema de uma vez por todas!
Estude o seu negócio e a concorrência
O primeiro passo antes de tomar qualquer atitude é estudar o que você tem. Isso vale para tudo! Sendo assim, estude o seu negócio e também a concorrência. Veja o que há de bom e de ruim e como fazer para transformar pontos fracos e fortes.
Você já ouviu falar em análise SWOT? É um estudo em que você analisa os seus pontos fracos e fortes e também as ameaças e oportunidades do mercado. É o que você vai fazer aqui.
Fortaleça a cultura organizacional
Porém, de nada adianta você estudar e não repassar as informações para os seus colaboradores! Sozinho você não conseguirá, ou conseguirá de forma muito mais difícil, porque os outros não farão conforme você pretende.
Dê o exemplo, mostre como deve ser feito e foque sempre na qualidade em tudo o que fizer na empresa, do atendimento aos produtos ou serviços.
Ofereça um serviço personalizado
Falando em serviço, uma maneira de obter um diferencial é fazer algo diferenciado, personalizado. O que os concorrentes não fazem que você pode fazer por seu público?
Você pode obter essa resposta pelo estudo sugerido no primeiro tópico, sempre com foco nos desejos e necessidades dos consumidores. Se você souber o que as pessoas querem e que não é oferecido pelas outras empresas, poderá se destacar.
Tente reduzir custos
Agora a sugestão é um pouco mais difícil, mas, se você estudou muito bem a sua empresa, sabe se pode ou não reduzir alguns custos. Se isso for possível, você poderá diminuir o preço dos produtos sem retirar o valor deles.
Desse modo, as pessoas vão poder comprar algo que é tão bom quanto o que é oferecido pelos concorrentes, mas com um preço menor. A diferença pode não ser muita para o cliente, mas ela irá se somar aos outros diferenciais que você oferece, então você sai muito na frente.
Aposte no marketing de conteúdo
Aliado a tudo isso, nós também recomendamos que você sempre aposte no marketing de conteúdo. A estratégia é excelente para você criar relacionamento com o público, para saber melhor o que eles querem, como querem, etc.
Se as pessoas acompanharem as suas postagens, se lerem conteúdo de qualidade, elas vão conhecer melhor a sua empresa e irão confiar que você é capaz de atendê-las. E você já sabe que isso pode significar vendas! O marketing de conteúdo pode demorar, mas é uma tática que sempre deu certo.
Essas dicas vão ajudar você a criar vantagem competitiva para sua empresa, acredite!
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