- 01/09/2016
- Por: Fernanda Leão
Como criar uma loja virtual e fazer dar certo
As lojas virtuais são tendência há um bom tempo e o crescimento só aumenta nos últimos anos. Quer criar uma loja virtual e fazer dar certo o seu investimento? Então acompanhe o texto e confira dicas infalíveis!
Planeje
O primeiro passo para criar um site de vendas pela internet é planejar-se. Você precisa detalhar todo o roteiro, especificando nicho escolhido (o seu segmento de atuação), criar preços competitivos, fazer uma análise de mercado e também da concorrência, montar estratégias de venda (incluindo pós-vendas), estruturar logística, os critérios de preço e divulgação, etc.
Ter em mente e no papel todos esses aspectos técnicos é fundamental antes de criar uma loja virtual, pois há muitos sites de e-commerce disponíveis e sua empresa precisa sair na frente deles.
Plataforma eficiente, com layout intuitivo
Montado o planejamento, é hora de seguir em frente. Você precisa escolher uma plataforma eficiente para hospedar seu site, com preço acessível, boa qualidade e layout intuitivo.
Lojas virtuais que têm credibilidade geralmente são aquelas que possuem uma equipe de manutenção, domínio personalizado, facilidade de gerenciamento e robustez para suportar o crescimento virtual de seu negócio.
Você pode optar por uma plataforma gratuita, mas recomendamos escolher uma empresa sólida para hospedagem, com experiência no suporte e também formas simples de gerenciamento do site, sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados.
O layout de sua loja virtual precisa ser fácil, simples e intuitivo, tornando a navegação agradável para o consumidor. Ao apresentar os produtos, divida-os em categorias, seguindo um padrão de palavras-chave. Isso é fundamental para organização interna e otimização dos mecanismos de busca.
Preço e formas de pagamento
Ao criar uma loja virtual, é importante fazer uma pesquisa elaborada dos custos, dos concorrentes, dos danos que podem ocorrer com o produto (como perdas e extravios), da manutenção do site e do lucro pretendido por sua empresa.
É importante ofertar os produtos a preços acessíveis, mas devem-se cobrir os custos, gerar competição e obter lucros atrativos.
Sua plataforma de vendas também deve, preferencialmente, trabalhar com diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, de débito, boleto bancário, etc. Proporcionar ao consumidor um ambiente seguro para pagamentos é imprescindível, pois sua loja não pode comprometer a segurança dos dados pessoais do cliente.
Outro tópico importante: por ser intuitiva, a plataforma precisa possuir cadastro fácil e rápido, impedindo que os consumidores abandonem a compra ou deixem-na no carrinho. Forneça todas as informações necessárias ao cliente, bem como selos de segurança, custos de frete, logística, política de trocas, etc.
Marketing online
Ter uma plataforma de vendas com todos esses pré-requisitos é interessante, mas, ao criar uma loja virtual, você deverá divulgar o seu negócio, para garantir que as pessoas localizem a sua página.
Existem muitas ferramentas disponíveis para divulgação do seu e-commerce, como e-mail marketing, newsletter, criação e manutenção de redes sociais, marketing de conteúdo, medições de tráfego, etc.
Trabalhe com dedicação nessas estratégias para garantir o sucesso de seu empreendimento. É possível vender bons produtos ou serviços pela internet, obtendo lucros atrativos em troca. Basta seguir essas dicas antes de criar uma loja virtual.
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