- 20/09/2020
- Por: Fernanda Leão

Como captar leads na internet
Os leads são fundamentais para que se possa vender mais. Você sabe como captá-los, o primeiro passo na sua caminhada até a conversão? Conheça formas a seguir.
O que são leads?
Leads geralmente se referem ao e-mail, mas são todas as informações disponíveis sobre uma pessoa. Pode ser endereço, telefone, e-mail, perfil de rede social, entre outros. Como você capta os leads para posterior contato?
Como captar leads na internet
Em primeiro lugar, aposte em leads que deixaram seu contato por conta própria ou que aceitaram a sua iniciativa. Jamais compre listas de e-mail ou outras listas quaisquer, ok? Isso pode sair caro para a reputação da sua empresa. A ética é fundamental!
Você pode obter leads por diversas formas na internet, como:
- marketing de conteúdo: em troca de conteúdos relevantes, geralmente enviados por e-mail marketing, blog, site ou redes sociais;
- cool calling (ligações frias): isto é, contato inicial por parte da empresa, para pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço, por possuírem as características do público-alvo;
- indicações de clientes, mediante uma experiência positiva com a sua empresa, fazendo propaganda gratuita a seus amigos e familiares (você pode incentivar essa indicação por meio de descontos, promoções, cupons, sorteios, etc.);
- parcerias com empresas que possuem o mesmo público-alvo, mas que não são concorrentes. Por exemplo, empresas que vendem eletroeletrônicos e empresas que realizam assistência técnica desses produtos;
- publicação de artigos nas redes sociais, até mesmo nas corporativas, como o LinkedIn. Isso serve para gerar engamento, mas principalmente autoridade no segmento de atuação;
- emprego de estratégias como formulário de captação de leads (newsletter), pop-ups interativos para recebimento de novidades e promoções, realização de palestras presenciais ou on-line, webinars e transmissões ao vivo pelas redes sociais.
Landing page é essencial para captar leads
Outra maneira de captar leads na internet é pela criação de uma landing page. Por ela, você informa ao consumidor o que ele receberá em troca do preenchimento dos campos solicitados. Pode ser um curso, um e-book, descontos, promoções, cupons, e-mails exclusivos, enfim, precisa ser algo bastante interessante ao público.
E mais: não exija o preenchimento de muitos campos, para que a pessoa não se sinta desestimulada a preencher seus dados, e também não coloque muitas informações na landing page, porque o foco dela é o recebimento do lead do consumidor. Escreva palavras que incentivem gatilhos emocionais e coloque-as em destaque, de preferência em cores chamativas.
Ao final, encaminhe ao usuário o que foi prometido. Por exemplo: se você prometeu que ele receberia um e-book ao preencher os campos, programe o envio imediato a ele, ok? Cumpra a sua parte, já que ele cumpriu a dele.
São diversas formas de captar leads na internet, quais você utiliza?
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