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Como aumentar a lucratividade e se recuperar da crise em 2017
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  • 18/07/2017
  • Por: Fernanda Leão
Como aumentar a lucratividade e se recuperar da crise em 2017

Como aumentar a lucratividade e se recuperar da crise em 2017

Sua empresa sobreviveu à instabilidade econômica? Então é hora de aumentar a lucratividade! Saiba como se recuperar da crise ainda em 2017.

Planejamento e análise

A primeira atitude a ser tomada é avaliar a situação da empresa. Analise tudo com calma, sem ser motivado pelo desespero, e a partir daí faça o seu planejamento para os próximos meses.

Esse é um passo fundamental, que garantirá o sucesso de sua empresa no último semestre de 2017.

Controle financeiro

O corte de gastos é o recurso amplamente utilizado por empresas que visam se recuperar da crise. Porém, é uma ação arriscada, porque pode comprometer a qualidade do produto. Então, avalie a situação financeira em geral, como contratos, marketing, infraestrutura, etc.

Às vezes, é necessário apenas organizar algumas questões, não sendo preciso fazer cortes.

Foco no essencial

Após organizar (e cortar, se for inevitável), o geral, é hora de focar no essencial. Ou seja, nas vendas! São elas que auxiliarão rapidamente a sua empresa na recuperação da crise e no aumento da lucratividade.

Para que isso aconteça, elabore, juntamente com sua equipe, estratégias para gerar conversões, focando nas vendas, sem se descuidar da qualidade.

Fortaleça o relacionamento

Toda empresa tem uma base de clientes. E já que a palavra-chave do momento é vender, é hora de fortalecer o relacionamento com quem confia em sua marca. Afinal, são os clientes fiéis que mantêm a empresa funcionando!

E mais: como os investimentos em marketing não podem ser cortados, porque são as vendas que farão sua empresa se recuperar da crise e aumentar a lucratividade, os clientes poderão fazer marketing boca a boca, divulgando sua marca a seus amigos por recomendações.

Isso poderá aumentar ainda mais a sua base de clientes, trazendo o retorno esperado de suas estratégias.

Contudo, investimentos em marketing ainda são necessários, não se pode contar somente com o marketing de relacionamento. O marketing de conteúdo continua sendo uma excelente tática, principalmente por conta do baixo custo de injeção de capital. É uma estratégia de longo prazo, é verdade, e sua empresa planeja se recuperar ainda em 2017, mas é possível perceber o aumento de interesse por sua marca desde as primeiras ações. E isso é algo que não pode ser desperdiçado.

Atenção ao preço

O preço ainda é um dos principais quesitos de escolha de produtos e serviços pelo consumidor. Portanto, precificar um item acima do que a audiência deseja pagar é algo arriscado, prejudicando seu desejo de se recuperar da crise. Por outro lado, é esse valor que irá aumentar a lucratividade.

Então, para precificar adequadamente um produto, para que ambos os lados possam se beneficiar na transação, avalie com atenção os custos de produção e o tempo de trabalho. Talvez não seja o momento de fazer promoções, já que elas poderão aumentar ainda mais o prejuízo, se não forem bem planejadas. Antes de iniciar campanhas, avalie o mercado, a concorrência e o poder aquisitivo do consumidor, que também estão se recuperando das perdas.

Seja paciente!

É preciso analisar cada passo desse caminho com paciência e planejamento, pois estratégias erradas podem levar sua empresa à bancarrota. 

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