- 25/02/2019
- Por: Fernanda Leão
Como as fake news podem impactar na sua estratégia de marketing
É fundamental basear as suas estratégias de marketing digital em conteúdos de qualidade, e que sejam obtidos em fontes confiáveis. Se você não fizer isso, pode impactar negativamente a sua estratégia de marketing e, consequentemente, os resultados de sua empresa. Os impactos das fake news você confere abaixo, em detalhes.
O que são fake news?
Em tradução literal do inglês, são notícias falsas. Ou seja, são notícias propagadas pela internet, mas que não são verdadeiras, são boatos, desinformações ou mentiras. Elas sempre existiram, mas com o acesso facilitado às tecnologias, é muito fácil passar uma fake new adiante, e elas cada vez mais fazem parte da vida das pessoas.
Muitas fake news podem ser facilmente verificadas, desmistificando sua verdade logo em seguida de sua publicação, mas outras são mais sutis e podem convencer até mesmo usuários mais experientes e menos crentes em tudo o que leem.
As fake news podem ser:
-notícias mentirosas a partir de notícias verdadeiras utilizadas fora do contexto, visando manipulação das pessoas;
-paródias ou sátiras, muitas vezes de cunho sensacionalista, elaboradas com muita criatividade e humor. Sua interpretação pode gerar dúvida de veracidade e compartilhamento de informação inverdadeira;
-conteúdo generalista ou elaborado com pouco cuidado, sem utilização de fontes confiáveis, com inspiração rápida e básica, mais simplista;
-notícias, opiniões ou ideologias chocantes, que visam criar preconceitos inconscientes. Acontece muito quando colocam em dúvida a morte de um famoso, como Michael Jackson;
-material intencionalmente enganoso, fabricado com intenção clara de tirar vantagem por meio do número de cliques. É o caso que mais acontece no marketing digital, por meio de fake new e fake page, que são rapidamente compartilhadas nas mídias sociais.
O impacto das fake news em sua estratégia de marketing digital
Agora que você já conhece as fake news, saiba os impactos de sua utilização, mesmo sem intenção, nas estratégias de sua empresa.
Você deve saber que a confiança do consumidor para com a marca é essencial, porque interfere diretamente na reputação. Em caso de publicação de fake news, perde-se a confiança, onde se diminui a reputação e os bons resultados da empresa. É fatal!
Sendo assim, é essencial que haja planejamento de conteúdo, com trabalho de pesquisa relevante e de qualidade para o público, sempre com checagem de fontes, pesquisa em sites confiáveis de notícias, revisão gramatical e ortográfica do conteúdo escrito e utilização de hiperlinks para confirmação de dados de pesquisas, pelo público.
Também recomendamos manter sempre o conteúdo digital de sua empresa atualizado, para que o público perceba a preocupação de sua marca em entregar valor e aprendizado, juntamente à resolução de dores e problemas da audiência. Nunca se falou tanto em autoridade no segmento, é hora de você tentar ser uma!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00