- 27/11/2018
- Por: Fernanda Leão
Cinco siglas do marketing digital que você já deve ter visto por aí
Os iniciantes no marketing digital podem ter um pouco de dificuldade no entendimento do vocabulário que se fala no setor, por haver termos diferenciados. Se você já se pegou perguntando o que determinada palavra do marketing online significa, convidamos você a fazer a leitura do texto abaixo para conhecer cinco siglas do meio.
Persona (ou avatar)
O público-alvo é a faixa de consumidores que poderão se interessar pelo seu produto, para quem suas campanhas serão dirigidas. Contudo, a persona é um pouco diferente, ou seja, ela é um personagem fictício criado a partir do público-alvo.
Ou seja, o avatar é um consumidor em potencial, gerado a partir de algumas preferências da sua audiência. Você não venderá produtos para homens de 20 a 25 anos, que gostam de jogar futebol nos finais de semana, mas para Paulo, engenheiro civil, 23 anos, que adora praticar esportes no domingo pela manhã. Entendeu a diferença?
Segmentação (de público ou de produtos)
Segmentar significa dividir por setores. No marketing digital, um exemplo de segmentação de público é vender produtos para determinada faixa etária, por exemplo, ou para certo gênero.
Já a segmentação de produtos pode dividir os itens que sua empresa vende, de acordo com a sua categoria. Por exemplo: calçados femininos; ou então tênis, sapatilhas, sandálias, etc.
Palavra-chave
No marketing digital, a palavra-chave significa a ligação entre o consumidor e o seu produto ou serviço. O Google as leva muito em consideração, sendo assim é possível que seu site apareça nas primeiras páginas do buscador se as palavras-chave forem bem trabalhadas.
Elas resumem o seu conteúdo, que pode ser, por exemplo, produtos esportivos. É o que designa o assunto, em poucos termos.
Lead (ou leads)
Você já leu a palavra lead em conteúdos de marketing digital e se perguntou o que ela significa?
Pois bem, lead é o usuário que tem perfil para adquirir seu produto ou serviço, e que demonstrou interesse em adquiri-lo, apesar de ainda não o ter feito. É um consumidor que você pretende transformar em cliente, mas será necessário aplicar estratégias para convencê-lo. Pode ser um telefone, mas no meio digital é mais comum ser um e-mail.
Landing page
Por último, mas não menos importante, a landing page. Ela também é conhecida pela sua tradução, ou seja, página de aterrissagem, e é aquela página onde sua empresa obtém os leads.
Para capturá-los, geralmente se oferece algo em troca dos dados do usuário. Por exemplo, um e-book sobre cuidados de tratamento a artefatos de couro, se você os vende. Deve ser algo relevante para o consumidor, e assim você consegue leads para transformá-los em conversões.
Essas são cinco siglas do marketing digital. É hora de transformá-las em ações para sua empresa!
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