- 05/01/2017
- Por: Fernanda Leão

Checklist: abertura de um novo negócio
Você deseja abrir um novo negócio nesse ano que se inicia, mas não sabe muito bem por onde começar? Confira nosso checklist e mãos à obra!
Análise de viabilidade
Em primeiro lugar, é preciso verificar se é viável, financeiramente, abrir uma empresa no segmento que você pretende. Analise as fontes geradoras de renda do negócio e também as geradoras de despesa, que se dividem em custos fixos e variáveis.
É importante que o primeiro passo do checklist abranja um período de cinco anos, tempo médio para um negócio ser bem-sucedido.
Pesquisa de mercado
Se você acredita que a empresa será viável financeiramente, é hora de seguir em frente, fazendo uma pesquisa de mercado. Ou seja, é preciso analisar alguns requisitos, como:
- Perfil do cliente, estudando o potencial do segmento escolhido, bem como a participação do consumidor (suas características e comportamento de compra);
- Estratégias do concorrente, examinando seus pontos fortes e fracos;
- Averiguar os fornecedores, descobrindo como funcionam as vendas, o preço dos produtos, a qualidade dos itens e o que eles podem oferecer.
Estudo da concorrência
O próximo passo do checklist é algo que já foi citado acima, mas merece um estudo mais aprofundado. Isto é: a concorrência, outras empresas do mesmo segmento onde você pretende atuar.
Analisar a oposição é fundamental porque é ela quem irá “roubar” seus clientes, podendo prejudicar o seu negócio no futuro. Então, para descobrir os pontos fracos e fortes, como já mencionamos, você primeiramente deverá saber quem é o seu concorrente. Isso será descoberto no passo anterior, mas é preciso mais.
Após conhecer as oportunidades e fraquezas das empresas do mesmo nicho que o seu, é hora de montar estratégias para vencê-las. Além disso, tente descobrir o que a concorrência irá fazer para se manter atuante no negócio, após a abertura de seu comércio.
Planejamento
O degrau seguinte do checklist é algo que começou quando surgiu a ideia de empreender, mas que deve ser feito constantemente: o planejamento. Nessa parte, focaremos no planejamento estratégico.
É um dos passos mais difíceis na abertura de uma empresa, pois muitas pessoas não sabem o que precisa ser feito. É fundamental informar que, quanto mais detalhado esse caminho, mais bem sucedido o seu negócio poderá ser. Para nortear seu planejamento, tenha em mente:
- O que você quer fazer, estudando o seu nicho, produtos e serviços, bem como todas as etapas para criação da empresa;
- Quem é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que provavelmente comprarão o que você oferta;
- O uso de tecnologias, para que seu produto não se torne obsoleto em pouco tempo;
- O funcionamento de todos os setores da empresa, desde a produção até o marketing.
Gestão financeira
Para finalizar o checklist de abertura de um novo negócio, um passo bastante complicado: a gestão financeira. É óbvio que você pretende lucrar, mas, se não trabalhar bastante na gestão, os bons resultados podem não vir.
O primeiro capital vem do próprio bolso, então é importante separar o caixa pessoal do empresarial. E mais: saiba o preço dos produtos vendidos na concorrência, para valorizar o seu produto como ele merece.
A boa gestão financeira acontece com todo tipo de anotações, sejam elas em papel, planilhas, sistemas, etc. Controle o dinheiro, para prever o futuro e minimizar riscos. Boa sorte!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
