Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Checklist: abertura de um novo negócio

Checklist: abertura de um novo negócio

Você deseja abrir um novo negócio nesse ano que se inicia, mas não sabe muito bem por onde começar? Confira nosso checklist e mãos à obra!

Análise de viabilidade

Em primeiro lugar, é preciso verificar se é viável, financeiramente, abrir uma empresa no segmento que você pretende. Analise as fontes geradoras de renda do negócio e também as geradoras de despesa, que se dividem em custos fixos e variáveis.

É importante que o primeiro passo do checklist abranja um período de cinco anos, tempo médio para um negócio ser bem-sucedido.

Pesquisa de mercado

Se você acredita que a empresa será viável financeiramente, é hora de seguir em frente, fazendo uma pesquisa de mercado. Ou seja, é preciso analisar alguns requisitos, como:

  • Perfil do cliente, estudando o potencial do segmento escolhido, bem como a participação do consumidor (suas características e comportamento de compra);
  • Estratégias do concorrente, examinando seus pontos fortes e fracos;
  • Averiguar os fornecedores, descobrindo como funcionam as vendas, o preço dos produtos, a qualidade dos itens e o que eles podem oferecer.

Estudo da concorrência

O próximo passo do checklist é algo que já foi citado acima, mas merece um estudo mais aprofundado. Isto é: a concorrência, outras empresas do mesmo segmento onde você pretende atuar.

Analisar a oposição é fundamental porque é ela quem irá “roubar” seus clientes, podendo prejudicar o seu negócio no futuro. Então, para descobrir os pontos fracos e fortes, como já mencionamos, você primeiramente deverá saber quem é o seu concorrente. Isso será descoberto no passo anterior, mas é preciso mais.

Após conhecer as oportunidades e fraquezas das empresas do mesmo nicho que o seu, é hora de montar estratégias para vencê-las. Além disso, tente descobrir o que a concorrência irá fazer para se manter atuante no negócio, após a abertura de seu comércio.

Planejamento

O degrau seguinte do checklist é algo que começou quando surgiu a ideia de empreender, mas que deve ser feito constantemente: o planejamento. Nessa parte, focaremos no planejamento estratégico.

É um dos passos mais difíceis na abertura de uma empresa, pois muitas pessoas não sabem o que precisa ser feito. É fundamental informar que, quanto mais detalhado esse caminho, mais bem sucedido o seu negócio poderá ser. Para nortear seu planejamento, tenha em mente:

  • O que você quer fazer, estudando o seu nicho, produtos e serviços, bem como todas as etapas para criação da empresa;
  • Quem é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que provavelmente comprarão o que você oferta;
  • O uso de tecnologias, para que seu produto não se torne obsoleto em pouco tempo;
  • O funcionamento de todos os setores da empresa, desde a produção até o marketing.

Gestão financeira

Para finalizar o checklist de abertura de um novo negócio, um passo bastante complicado: a gestão financeira. É óbvio que você pretende lucrar, mas, se não trabalhar bastante na gestão, os bons resultados podem não vir.

O primeiro capital vem do próprio bolso, então é importante separar o caixa pessoal do empresarial. E mais: saiba o preço dos produtos vendidos na concorrência, para valorizar o seu produto como ele merece.

A boa gestão financeira acontece com todo tipo de anotações, sejam elas em papel, planilhas, sistemas, etc. Controle o dinheiro, para prever o futuro e minimizar riscos. Boa sorte!


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site