- 02/10/2019
- Por: Fernanda Santos Leão
Chargeback: o que é e como evitá-lo no seu e-commerce
Você sabe o que é chargeback? Se nunca ouviu falar sobre o termo, mas deseja conhecer informações referentes ao assunto, especialmente sobre como evitá-lo em seu e-commerce, continue a leitura do artigo abaixo.
O que é chargeback?
É o estorno, por parte do cliente, de compras que ele fez e pagou com cartão de crédito ou de débito. É algo comum em vendas online, contudo os riscos e a responsabilidade da transação recaem sobre os comércios eletrônicos, e pode gerar muitos prejuízos.
Como funciona o chargeback
Após a finalização da compra, o cliente solicita o cancelamento dela. O valor é estornado, e a sua venda não é mais concretizada. Todo o seu esforço foi em vão.
São vários os motivos para solicitação do chargeback, mas a maioria está relacionada a fraudes. Nosso país é campeão em fraudes, e elas podem ser as responsáveis pela falência de muitos comércios eletrônicos brasileiros.
Se você quer um exemplo de fraude que pode gerar chargeback, nós temos: uma compra foi fechada com sua empresa, contudo com cartão de crédito clonado ou roubado. Outra situação envolve, por exemplo, o não reconhecimento da compra no cartão de crédito, pelo fato de o nome da sua empresa estar informado como pessoa jurídica em vez de nome fantasia.
O chargeback também pode acontecer quando o produto é entregue fora do prazo estipulado pela empresa, ou com defeito. São diversas situações que podem gerar prejuízo para seu e-commerce.
É possível contestar o chargeback?
O pagamento do produto pode ser contestado pelo cliente, mas será possível à empresa contestar a solicitação de estorno?
Sim, na grande maioria dos casos. Contudo, pode ser uma longa batalha na justiça, que quase sempre fornece ganho de causa ao comprador, ao solicitante do estorno.
Como evitar o chargeback
Se o chargeback traz complicações, é preciso fazer de tudo para evitá-lo. Abaixo você conhece estratégias para que as solicitações de estorno sejam as menores possíveis:
-invista em segurança de dados, para evitar operações fraudulentas;
-deixe claro para o cliente que ele pode entrar em contato com o seu e-commerce sempre que for necessário, e que seu site conta com um bom suporte para todas as etapas de venda;
-faça com que a informação de compra seja a mais clara possível, no extrato do cartão do consumidor;
-ofereça pagamento por boleto bancário, opção segura para o comércio eletrônico. Assim, o produto só será enviado quando os boletos forem pagos;
-adquira um software que faça auditoria e consulte os dados do comprador no momento da compra, ou então tenha histórico de clientes, para identificar automaticamente as compras suspeitas;
-ofereça reembolso, opção de estorno melhor que o chargeback, tanto para evitar dores de cabeça quanto para simbolizar economia ao e-commerce.
É hora de planejar as suas estratégias!
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