- 06/02/2018
- Por: Fernanda Leão
Captação de clientes: dicas valiosas
Uma estratégia de vendas bem-sucedida depende de dois fatores: a captação de clientes e a retenção desses clientes em longo prazo, onde o segundo é quase completamente dependente do primeiro caso.
Ao longo do tempo, o mercado tornou-se dinâmico e os consumidores cada vez mais exigentes não só com os produtos, como também com a empresa que os oferece. Eles demandam querer, cada vez mais, informações sobre a área e o serviço ou produto que estão prestes a adquirir.
Assim, torna-se cada vez mais importante investir seu tempo e dinheiro na captação de clientes. Por isso que, hoje, separamos algumas dicas importantes na hora de converter um possível cliente em um cliente.
Saiba da necessidade do cliente
O cliente que vai ao seu estabelecimento, está à procura de algo ou alguém que possa solucionar um problema. Não tente vender, de cara, algo que o cliente não quer. Mostre a ele o que você pode fazer para ajudar e ofereça a possibilidade de compra de algo relacionado a mais.
Conheça quem são seus clientes
Qual seu público-alvo? O que eles mais consomem? Quanto tempo eles demoram para finalizar a compra e por quê? Precisam de mais informações sobre o serviço ou produto? Alérgicos à alguma substância? Como ele pode pagar? Adapte-se ao seu cliente.
Participe de eventos
Mostre quem é sua empresa, o que ela representa e as soluções que ela pode oferecer para as pessoas de modo calmo e natural. Mantenha em mãos um cartão de visitas e divulgue seu negócio abertamente.
Faça benchmarketing
Observar a concorrência é importante não só na hora de criar seus preços, como na hora de diferenciar seu atendimento. Se a empresa Y não cumpre o que diz e você cumpre, está aí sua oportunidade.
Capte clientes de grande porte
Embora isso demande mais atenção e conhecimento acerca do novo tipo de consumidor, ousar pode ser uma boa oportunidade para mostrar que seu serviço é o mesmo para todos: tem qualidade padrão.
Seu preço é válido?
Competir por preços com outras empresas, muitas vezes, diminui e muito o seu lucro. Não vale a pena. Tenha confiança no produto que oferece e mostre seu diferencial e os benefícios que o cliente pode vir a ter.
É muito importante saber agregar o valor da sua empresa e transmitir com confiança o que ela representa pra você.
Tenha uma estratégica de marketing integrada
- Tenha um site responsivo, intuitivo e de fácil navegação;
- Otimize seu site com SEO;
- Gere tráfego qualificado e invista em Marketing de Conteúdo;
- Converse com seus visitantes pelo e-mail marketing;
- Divulgue sua empresa em publicações do nicho;
- Promova eventos;
- Combine estratégias online e off-line para captar seus clientes;
Faça follow-ups
Dê tempo para que as pessoas pensem a respeito, mas, acompanhe sua possível venda. Demonstre presença, eduque seu cliente e, ao final, seja objetivo: tente fechar o negócio.
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