- 09/06/2021
- Por: Fernanda Leão

Branding x Identidade visual: qual a diferença?
Dois termos bastante utilizados no marketing digital são branding e identidade visual. Algumas pessoas costumam confundir um com o outro, você sabe a diferença entre eles? Se não, ou se gostaria de saber mais sobre o assunto, leia o que preparamos para você!
O que é identidade visual?
A identidade visual é o conjunto de elementos visuais que caracterizam uma empresa ou produto. Aqui podemos citar cores, ícones, formas, enfim, símbolos gráficos que fazem com que a marca ou o item seja reconhecido. Por exemplo: Coca-Cola, Nike, Adidas, Motorola, etc.
O que é branding?
Branding é o processo que envolve estratégias de posicionamento e gerenciamento de uma marca. Aqui podemos citar a transmissão de valores, por exemplo, mas também a experiência que o consumidor terá ao ter contato com a empresa, as suas percepções sobre a marca.
Qual a diferença entre branding e identidade visual?
Não sei se você conseguiu perceber pela breve explicação acima, mas a identidade visual se refere apenas aos elementos visuais da empresa, enquanto o branding trata da comunicação com o cliente, de tornar a sua experiência a melhor possível.
Veja um exemplo para facilitar o entendimento!
A Melissa, empresa de calçados, imprime um odor característico em todos os seus produtos. Você pode até não reconhecer a marca ao se deparar com ela, mas certamente saberá que uma sandália é da Melissa se tiver a oportunidade de cheirá-la.
O olfato tornará o reconhecimento possível, e isso é uma forma de comunicar-se com a audiência, mesmo que não visualmente. Faz parte da identidade da empresa.
Já com o branding, a empresa tem um posicionamento na internet, ela se mostra de maneira mais formal ou informal, e com isso as pessoas podem se identificar mais ou menos com a empresa. Quanto mais houver identificação, melhor, claro!
O branding e a identidade visual também se diferem quanto aos objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa. Caso você queira melhorar seus objetivos de curto prazo, recomenda-se investir na identidade visual. Se pretende pensar a médio e longo prazo, foque no branding.
Por que isso?
Porque ter um visual atrativo é algo que vai impactar a audiência imediatamente, gerando uma primeira impressão positiva do consumidor para a marca. Assim, os futuros projetos já contarão com os mesmos elementos gráficos, e eles não serão desvalorizados por conta de sinais visuais não interessantes.
Para médio e longo prazo deve-se investir no branding porque ele remete à experiência do consumidor, suas percepções sobre a empresa, e isso envolve confiança, relacionamento, engajamento, algo que não acontece rapidamente.
Sendo assim, o branding e a identidade visual são conceitos e aplicações diferentes, mas importantes para a empresa. Eles devem caminhar juntos para potencializar os resultados!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
