• (11) 3170-3183
  • finalite@finalite.com.br
Agência de Marketing Finalité
  • Home
  • Institucional
  • Expertise
    • DESIGN
      • Criação de identidade visual
      • Design de embalagens
      • Criação de catálogos
      • Vídeos institucionais e animações
      • Desenhos técnicos
    • DIGITAL
      • Criação de sites e lojas virtuais
      • SEO / otimização de sites
      • Gestão de redes sociais
      • Campanhas Google Adwords
      • Loja virtual para gráfica
    • CONTENT
      • Produção de conteúdo para blogs
      • Redação de artigos publicitários
      • Conteúdo para SEO
      • Pauta e conteúdo para redes sociais
      • Revisões e traduções de textos
    • CONTRATOS
      • Fee mensal
      • Pacote serviços de design
      • Pacote serviços digitais
      • Design + digital
      • Planejamento de marketing
  • Contato
  • Solicitar Orçamento
Branding x Identidade visual: qual a diferença?
  • Home
  • Blog
  • Leia na íntegra
  • 09/06/2021
  • Por: Fernanda Leão
Branding x Identidade visual: qual a diferença?

Branding x Identidade visual: qual a diferença?

Dois termos bastante utilizados no marketing digital são branding e identidade visual. Algumas pessoas costumam confundir um com o outro, você sabe a diferença entre eles? Se não, ou se gostaria de saber mais sobre o assunto, leia o que preparamos para você!

 

O que é identidade visual?

 

A identidade visual é o conjunto de elementos visuais que caracterizam uma empresa ou produto. Aqui podemos citar cores, ícones, formas, enfim, símbolos gráficos que fazem com que a marca ou o item seja reconhecido. Por exemplo: Coca-Cola, Nike, Adidas, Motorola, etc.

 

O que é branding?

 

Branding é o processo que envolve estratégias de posicionamento e gerenciamento de uma marca. Aqui podemos citar a transmissão de valores, por exemplo, mas também a experiência que o consumidor terá ao ter contato com a empresa, as suas percepções sobre a marca.

 

Qual a diferença entre branding e identidade visual?

 

 Não sei se você conseguiu perceber pela breve explicação acima, mas a identidade visual se refere apenas aos elementos visuais da empresa, enquanto o branding trata da comunicação com o cliente, de tornar a sua experiência a melhor possível.

 

Veja um exemplo para facilitar o entendimento!

 

A Melissa, empresa de calçados, imprime um odor característico em todos os seus produtos. Você pode até não reconhecer a marca ao se deparar com ela, mas certamente saberá que uma sandália é da Melissa se tiver a oportunidade de cheirá-la.

 

O olfato tornará o reconhecimento possível, e isso é uma forma de comunicar-se com a audiência, mesmo que não visualmente. Faz parte da identidade da empresa.

 

Já com o branding, a empresa tem um posicionamento na internet, ela se mostra de maneira mais formal ou informal, e com isso as pessoas podem se identificar mais ou menos com a empresa. Quanto mais houver identificação, melhor, claro!

 

O branding e a identidade visual também se diferem quanto aos objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa. Caso você queira melhorar seus objetivos de curto prazo, recomenda-se investir na identidade visual. Se pretende pensar a médio e longo prazo, foque no branding.

 

Por que isso?

 

Porque ter um visual atrativo é algo que vai impactar a audiência imediatamente, gerando uma primeira impressão positiva do consumidor para a marca. Assim, os futuros projetos já contarão com os mesmos elementos gráficos, e eles não serão desvalorizados por conta de sinais visuais não interessantes.

 

Para médio e longo prazo deve-se investir no branding porque ele remete à experiência do consumidor, suas percepções sobre a empresa, e isso envolve confiança, relacionamento, engajamento, algo que não acontece rapidamente.

 

Sendo assim, o branding e a identidade visual são conceitos e aplicações diferentes, mas importantes para a empresa. Eles devem caminhar juntos para potencializar os resultados!

BrandingIdentidade visualmarcaposicionamentomarketingmarketing digital
Espalhe por aí...
Leia também
Dicas para usar o planejador de palavras-chave do Google Ads
Dicas para usar o planejador de palavras-chave do Google Ads
Dicas para criar catálogos no WhatsApp Business
Dicas para criar catálogos no WhatsApp Business
Omnichannel: o que é e por que é importante
Omnichannel: o que é e por que é importante

Expertise

  • Design
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • Digital
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • Content
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • Contratos
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing

Sobre a Finalité

Agência de Marketing com especializações nas áreas digital e design gráfico – criação de websites, e-Commerces, desenvolvimento de identidade visual e correlatos. Localizada no Grande ABC – SP, município de Santo André – Bairro Jadim.
Redatores / colunistas
27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
Fernanda Leão
Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
Katiane Miranda
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Graduado em Administração de Empresas, com extensa atuação na área de projetos de marketing digital e offline. Apaixonado por gestão, conteúdo e fanático por resultados.
Ricardo Mietti
Redes Sociais
Tags do site
  • Criação de vídeos institucionais
  • Criação de sites
  • Criação Lojas Virtuais
  • e-Commerce
  • SEO / Otimização de sites
  • Design Gráfico
  • Desenvolvimento de Identidade Visual
  • Identidade Corporativa
  • Logomarcas 3d
  • Sites para gráficas e Web to print
  • E-mail marketing
  • Agência de publicidade
  • Desenvolvimento de lojas virtuais em SP
PRONTO PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA?
Solicite um orçamento Assuntos não comerciais
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

CONTATOS

+55 (11) 3170-3183
E-mail: finalite@finalite.com.br

REDES SOCIAIS
WORKING HOURS

Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por
dentro das novidades.

* Dados sigilosos - não enviamos spam

Agência de Marketin Finalité

Podemos estar juntos?
Entre em contato conosco, envie seu e-mail, conte-nos o que necessita e juntos encontraremos a melhor alternativa para projetar seu site e sua marca!

Tel: +55 (11) 3170-3183

E-mail: finalite@finalite.com.br

Página de contato

LINKS
  • Home
  • Digital
  • Design / produções
  • Content
  • Fee
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
SOCIAL
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Blog
ÚLTIMAS DO BLOG
  • Como criar uma estratégia...
  • Transformação Digital: pa...
  • Impacto da Inteligência A...
  • Como criar uma proposta ú...
  • Estratégias para melhorar...
  • Como Usar o ChatGPT para ...
  • O que fazer para aumentar...
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

© Copyright 2025 Finalité Produtividade em Marketing ®
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência para sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Top Orçamentos / InformaçõesOrçamentos / Informações
Sitemap
  • Home
  • Institucional
  • Solicitar Orçamento
  • Blog
  • Expertise
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
  • DESIGN
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • DIGITAL
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • CONTENT
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • CONTRATOS
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing