- 15/02/2023
- Por: Fernanda Leão
Bot de WhatsApp: vantagens e desvantagens
O bot de WhatsApp pode facilitar bastante o atendimento inicial com o cliente, porém é algo que possui vantagens e desvantagens. Por esse motivo, deve-se conhecer bem o assunto para aproveitar as funcionalidades da ferramenta. Vamos falar disso a seguir, acompanhe.
O que é bot de WhatsApp?
O bot é um recurso de automação para atendimento via WhatsApp. Ele funciona como um robô e pode ser bastante útil para agilizar a conversa e proporcionar um atendimento rápido, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.
Muitas vezes, o bot resolve o caso sem precisar passá-lo a um atendente, então essa estratégia pode ser bastante eficaz.
Vantagens do bot de WhatsApp
- atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo fora do seu horário de funcionamento;
- personalização das conversas, o que certamente vai aumentar a satisfação do cliente por meio da empatia e do software de inteligência artificial do bot;
- atendimento rápido e eficaz, sem filas de espera, com envio de mensagens instantâneas que fazem uma triagem sobre o assunto a ser tratado.
Desvantagens do bot de WhatsApp
- ter um programa para atendimento personalizado e rápido pode ser caro, dependendo da complexidade do bot. Quanto mais comandos e instruções, maior é o investimento a ser realizado;
- as respostas do bot de WhatsApp podem ser um pouco limitadas. O aplicativo tem um banco de dados com mensagens que poderão ser enviadas aos usuários, contudo pode acontecer de o robô não compreender o que o cliente deseja, em casos de demandas específicas;
- apesar do software de inteligência artificial e da personalização empática, ainda assim o bot pode apresentar um atendimento mecânico, longe daquele que seria feito por um humano. Artifícios podem melhorar a comunicação, como gírias e emojis, mas ainda assim é uma conversa com um robô.
Atendimento ao cliente é fundamental para a compra
Após conhecer essas vantagens e desvantagens, qual é a sua opinião sobre o bot de WhatsApp? Saiba que em torno de 30 a 40% dos clientes afirmaram que podem abandonar uma marca depois de uma experiência de atendimento ruim, então certamente esse é um fator essencial para a venda de produtos e serviços.
Quando bem aplicada, a estratégia do bot de WhatsApp pode funcionar muito bem, porém muitos não conseguem bons resultados porque não sabem usar ou usam poucas funcionalidades do bot.
Entenda que esse programa pode ajudar a sua empresa a vender mais, mesmo que seu investimento inicial seja um pouco alto, mas que pode valer a pena se você se dedicar para que a estratégia funcione.
O robô vai trabalhar para você depois, porém primeiro é preciso empenhar-se para que o bot seja personalizado conforme as suas demandas.
Bot de WhatsApp: sim ou não?
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