- 12/12/2017
- Por: Fernanda Leão
As 5 forças de Porter para analisar a sua concorrência
Para que uma empresa sobreviva a um mercado competitivo é necessário que primeiro conheça seus concorrentes, pois isso é uma forma de atribuir qualidade ao serviço oferecido. Por isso, o professor norte americano Michael Porter criou o que chamamos de 5 Forças Porter, que consiste num conjunto de maneiras para avaliar seu negócio em uma perspectiva ampla e trazer alguns diagnósticos.
Essa ferramenta é uma forma confiável de melhorar os resultados da sua empresa, pois nenhuma outra analisa com tanta eficiência a concorrência, por é definida como um método de estratégia competitiva.
Entenda como funciona a 5 Forças de Porter
Para que você entenda como as 5 forças funcionam para posteriormente aplicar ao seu negócio, é importante saber que seu principal foco é a análise competitiva, que consegue determinar a posição de qualquer empresa em seu respectivo mercado.
Diferentemente de outras forças, as consideradas voláteis, as de Porter nunca mudam, somente pequenas alterações, como o caso da Transformação Digital.
A primeira força da lista de Porter é a Rivalidade entre concorrentes, que determina qual o grau de competição existente. Ela é analisada através da pesquisa de quantos competidores existem no setor e qual a situação dos concorrentes, se eles competem por preço ou por outros diferenciais.
Com as respostas em mãos, entra a segunda força, que é o Poder de barganha dos fornecedores, que determina o quanto a sua posição no mercado fica nas mãos de quem fornece matéria-prima. Os que têm baixo número de fornecedores terão mais dificuldade no controle, ficando dependentes e sujeitos às mudanças nos valores, prazos etc, o que não acontece com os que têm maior número de opções.
Assim, para descobrir o Poder de barganha a empresa deve identificar quantos fornecedores há no setor; se existe muita diferença entre eles; qual o custo de mudança de um fornecedor para outro e quem detém o poder, a empresa ou fornecedor.
Já a terceira força vem representar o Poder de barganha dos clientes, que assim como na linha da força dois, quanto maior for o nível de competição do mercado maior será o controle dos clientes sobre o processo de venda.
Por isso para sua empresa concluir qual o poder de barganha dos clientes deve considerar qual a proporção de compradores para fornecedores do meu produto; qual o poder deles para ditar os termos de negócio; qual o influencia do o ticket médio no processo de compra e se eles são ativos nas mídias sociais, para afetar a opinião de outros.
Ameaça de novos concorrentes é a quarta força, pois dependendo do segmento de mercado em que o seu negócio estiver inserido, o nível de dificuldade para novos players iniciarem suas próprias operações muda bastante.
Ou seja, sua empresa deve considerar: o custo inicial para abrir um negócio no seu segmento; se existem obrigações nas leis, regulações e credenciamentos; se também existem fundos de investimento ou incentivos fiscais disponíveis e se há barreiras de entrada que fortalecem a minha posição.
E a quinta e última é a Ameaça de novos produtos ou serviços, pois a ameaça pode vir de novos produtos ou serviços, podendo então tornar sua solução ultrapassada, assim como se adequar a transformação digital. Por isso defina se existe algum projeto ou protótipo que poderia substituir o meu; se há algo na empresa que poderia ser automatizada, substituída ou terceirizada e se é fácil encontrar alternativas para a solução que eu ofereço.
Ao aplicar as 5 forças Porter, a empresa vai conseguir se destacar na concorrência com maior liderança de custo, diferenciação do produto dos concorrentes e maior foco. A análise competitiva é de grande importância, por isso não deixe de aplicá-la ao seu negócio.
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