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Alcance orgânico do Facebook x alcance orgânico do Instagram: comparação
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  • 07/11/2018
  • Por: Fernanda Leão
Alcance orgânico do Facebook x alcance orgânico do Instagram: comparação

Alcance orgânico do Facebook x alcance orgânico do Instagram: comparação

Muitas empresas, acertadamente, apostam suas estratégias também em redes sociais, como Facebook e Instagram. Você sabe como funciona o alcance orgânico dessas mídias? Sabe qual é o melhor? Leia o texto para descobrir a comparação.

 

O que é alcance orgânico

 

Primeiramente, explicaremos o que é alcance orgânico, para você entender bem o assunto que estamos explorando.

 

Alcance é o número de pessoas que viram sua página nas redes sociais, de forma única. Sendo assim, no alcance não é contabilizado caso o usuário visite sua página novamente.

 

O alcance orgânico é o número de pessoas que viram sua página nas redes sociais, visitas únicas, sem que você tenha que pagar por isso. Pelo contrário, o alcance pago é aquele onde as pessoas viram o seu conteúdo promovido ou patrocinado.

 

O alcance orgânico do Facebook

 

No começo deste ano, o fundador do Facebook informou mudanças no alcance orgânico, priorizando postagens de amigos, família e grupos. A mudança afetou diretamente as publicações de páginas de empresas, situação que pode prejudicar o alcance do seu conteúdo.

 

Pelo novo feed de notícias, Mark Zuckerberg quer que as pessoas vejam menos conteúdo público de marcas, mídias e empresas. Sendo assim, as fanpages empresariais precisam trabalhar mais do que nunca para atrair clientes para sua plataforma, já que as publicações não serão mais exibidas tão facilmente.

 

Afinal, em 2012 o alcance orgânico do Facebook era de 16%, aproximadamente, mas a cada mudança (2016 e 2018), a porcentagem foi caindo.

 

O alcance orgânico do Instagram

 

A mudança no algoritmo do alcance orgânico também afetou as postagens do Instagram. Para você ter uma ideia de como a situação é marcante, estima-se que o alcance na rede seja de apenas 10%. Sendo assim, de 1200 seguidores, apenas 120 veem as suas publicações.

 

As estimativas, em princípio, são desanimadoras para empresas que apostam no marketing de conteúdo nas redes sociais. O Instagram é uma rede que só cresce em número de seguidores, e as apostas na mídia são altas. O que fazer?

 

Como driblar o alcance de suas postagens

 

Seja no Facebook ou no Instagram, é preciso driblar o alcance orgânico das postagens, ou seja, sua empresa precisa vencer o algoritmo e aparecer com relevância no feed do consumidor. Para isso, algumas estratégias podem ser feitas.

 

É preciso investir muito no engajamento com o consumidor, focando na interação com o usuário. Afinal, a ordem de publicação é indicada pelo interesse da pessoa no conteúdo. Você pode  apostar nas hashtags, e também é recomendável ter um perfil bastante ativo, com presença marcante na rede.

 

Como você percebeu, o comparativo do alcance orgânico das redes sociais parece não ser muito animador, mas depende de sua empresa fazer a diferença nas mídias!

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Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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