- 07/11/2018
- Por: Fernanda Leão
Alcance orgânico do Facebook x alcance orgânico do Instagram: comparação
Muitas empresas, acertadamente, apostam suas estratégias também em redes sociais, como Facebook e Instagram. Você sabe como funciona o alcance orgânico dessas mídias? Sabe qual é o melhor? Leia o texto para descobrir a comparação.
O que é alcance orgânico
Primeiramente, explicaremos o que é alcance orgânico, para você entender bem o assunto que estamos explorando.
Alcance é o número de pessoas que viram sua página nas redes sociais, de forma única. Sendo assim, no alcance não é contabilizado caso o usuário visite sua página novamente.
O alcance orgânico é o número de pessoas que viram sua página nas redes sociais, visitas únicas, sem que você tenha que pagar por isso. Pelo contrário, o alcance pago é aquele onde as pessoas viram o seu conteúdo promovido ou patrocinado.
O alcance orgânico do Facebook
No começo deste ano, o fundador do Facebook informou mudanças no alcance orgânico, priorizando postagens de amigos, família e grupos. A mudança afetou diretamente as publicações de páginas de empresas, situação que pode prejudicar o alcance do seu conteúdo.
Pelo novo feed de notícias, Mark Zuckerberg quer que as pessoas vejam menos conteúdo público de marcas, mídias e empresas. Sendo assim, as fanpages empresariais precisam trabalhar mais do que nunca para atrair clientes para sua plataforma, já que as publicações não serão mais exibidas tão facilmente.
Afinal, em 2012 o alcance orgânico do Facebook era de 16%, aproximadamente, mas a cada mudança (2016 e 2018), a porcentagem foi caindo.
O alcance orgânico do Instagram
A mudança no algoritmo do alcance orgânico também afetou as postagens do Instagram. Para você ter uma ideia de como a situação é marcante, estima-se que o alcance na rede seja de apenas 10%. Sendo assim, de 1200 seguidores, apenas 120 veem as suas publicações.
As estimativas, em princípio, são desanimadoras para empresas que apostam no marketing de conteúdo nas redes sociais. O Instagram é uma rede que só cresce em número de seguidores, e as apostas na mídia são altas. O que fazer?
Como driblar o alcance de suas postagens
Seja no Facebook ou no Instagram, é preciso driblar o alcance orgânico das postagens, ou seja, sua empresa precisa vencer o algoritmo e aparecer com relevância no feed do consumidor. Para isso, algumas estratégias podem ser feitas.
É preciso investir muito no engajamento com o consumidor, focando na interação com o usuário. Afinal, a ordem de publicação é indicada pelo interesse da pessoa no conteúdo. Você pode apostar nas hashtags, e também é recomendável ter um perfil bastante ativo, com presença marcante na rede.
Como você percebeu, o comparativo do alcance orgânico das redes sociais parece não ser muito animador, mas depende de sua empresa fazer a diferença nas mídias!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00