• (11) 3170-3183
  • finalite@finalite.com.br
Agência de Marketing Finalité
  • Home
  • Institucional
  • Expertise
    • DESIGN
      • Criação de identidade visual
      • Design de embalagens
      • Criação de catálogos
      • Vídeos institucionais e animações
      • Desenhos técnicos
    • DIGITAL
      • Criação de sites e lojas virtuais
      • SEO / otimização de sites
      • Gestão de redes sociais
      • Campanhas Google Adwords
      • Loja virtual para gráfica
    • CONTENT
      • Produção de conteúdo para blogs
      • Redação de artigos publicitários
      • Conteúdo para SEO
      • Pauta e conteúdo para redes sociais
      • Revisões e traduções de textos
    • CONTRATOS
      • Fee mensal
      • Pacote serviços de design
      • Pacote serviços digitais
      • Design + digital
      • Planejamento de marketing
  • Contato
  • Solicitar Orçamento
A mídia impressa é uma opção que fere os princípios ambientais?
  • Home
  • Blog
  • Leia na íntegra
  • 24/11/2016
  • Por: Fernanda Leão
A mídia impressa é uma opção que fere os princípios ambientais?

A mídia impressa é uma opção que fere os princípios ambientais?

Você acredita que todo o conteúdo impresso está ferindo a sustentabilidade? Acha que a mídia impressa age contra os princípios ambientais? Confira mais sobre o assunto abaixo.

Depende do ponto de vista

Em primeiro lugar, a resposta para a pergunta do título é: depende do ponto de vista. Afirmamos isso porque o papel utilizado para impressão da mídia impressa é um recurso tanto renovável quanto biodegradável.

Quando é comparada com material enviado de forma eletrônica, a mídia impressa leva vantagem, já que o lixo eletrônico é algo complicado.

E mais: muitas empresas de mídia impressa, como gráficas e indústrias de celulose, possuem selos de qualidade. Esses prêmios às vezes não são obtidos por outras mídias. Então, nem sempre a mídia impressa age contra os princípios ambientais, isso depende de quem as faz.

Por exemplo: se você presenciar entregas de panfletos em semáforos, pode ver desperdício de material. Os entregadores distribuem mais de um panfleto por veículo ou jogam a impressão fora, para terminar o serviço mais rapidamente.

A resposta não é óbvia

Algumas pessoas, quando perguntadas sobre o assunto, podem achar que a resposta é óbvia e que sim, as empresas de mídia impressa sempre agem contra os princípios ambientais, mas, como você pôde perceber, não há obviedade alguma. É algo que depende de quem pratica a distribuição dos materiais.

Não é possível afirmar que a comunicação digital é mais ecologicamente correta do que a impressa, pois ambas possuem impactos ambientais. É preciso atentar-se para uma questão:

A infraestrutura para dar suporte à informação utiliza muita energia, então há impactos significativos em custos e mudanças no clima. Portanto, também é preciso tomar medidas de sustentabilidade quanto à mídia digital, como se faz com a impressa. Esse movimento é chamado de TI Verde.

O problema do lixo eletrônico

Acima nós afirmamos que a mídia impressa leva vantagem com relação ao computador, pois o lixo eletrônico é algo complicado. Agora nós explicaremos melhor o assunto, já que citamos que a rede consome muita energia.

A mídia eletrônica fere os princípios ambientais quando as empresas enviam muito lixo eletrônico, também conhecido como spam. Cada mensagem que cai nessa categoria gera 0,3 gramas de dióxido de carbono.

Parece pouco, mas, em 2008, há oito anos, foram enviadas 62 trilhões de mensagens spam. A quantidade de dióxido de carbono gerada daria para dirigir um carro ao redor da Terra 1,6 milhão de vezes.

Somente para filtrar lixo eletrônico, os usuários consomem 80% de energia e a filtragem automática pelo servidor de e-mail responde por 16%. Além disso, os computadores atuais possuem grande toxicidade, tanto para sua produção quanto no fim de sua vida útil.

Eles possuem substâncias químicas e metais pesados em sua constituição, gerando riscos de contaminação nos aterros sanitários e na reciclagem dos equipamentos.

É tudo uma questão de como a mídia impressa é utilizada

Nem sempre a mídia impressa fere os princípios ambientais. Para responder ao título, é preciso levar em conta as escolhas energéticas das gráficas e das empresas de tecnologia de informação. É necessário que as empresas façam suas escolhas baseadas em sustentabilidade, independente da forma de divulgação.

sustentabilidade. mídia impressa mídia digital Lixo eletrônico
Espalhe por aí...
Leia também
Case: oportunidade imobiliária inserida no topo das buscas
Case: oportunidade imobiliária inserida no topo das buscas
Seu site diz muito sobre seu negócio
Seu site diz muito sobre seu negócio
Cuidado com a Black Fraude
Cuidado com a Black Fraude

Expertise

  • Design
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • Digital
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • Content
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • Contratos
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing

Sobre a Finalité

Agência de Marketing com especializações nas áreas digital e design gráfico – criação de websites, e-Commerces, desenvolvimento de identidade visual e correlatos. Localizada no Grande ABC – SP, município de Santo André – Bairro Jadim.
Redatores / colunistas
27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
Fernanda Leão
Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
Katiane Miranda
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Graduado em Administração de Empresas, com extensa atuação na área de projetos de marketing digital e offline. Apaixonado por gestão, conteúdo e fanático por resultados.
Ricardo Mietti
Redes Sociais
Tags do site
  • Criação de vídeos institucionais
  • Criação de sites
  • Criação Lojas Virtuais
  • e-Commerce
  • SEO / Otimização de sites
  • Design Gráfico
  • Desenvolvimento de Identidade Visual
  • Identidade Corporativa
  • Logomarcas 3d
  • Sites para gráficas e Web to print
  • E-mail marketing
  • Agência de publicidade
  • Desenvolvimento de lojas virtuais em SP
PRONTO PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA?
Solicite um orçamento Assuntos não comerciais
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

CONTATOS

+55 (11) 3170-3183
E-mail: finalite@finalite.com.br

REDES SOCIAIS
WORKING HOURS

Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por
dentro das novidades.

* Dados sigilosos - não enviamos spam

Agência de Marketin Finalité

Podemos estar juntos?
Entre em contato conosco, envie seu e-mail, conte-nos o que necessita e juntos encontraremos a melhor alternativa para projetar seu site e sua marca!

Tel: +55 (11) 3170-3183

E-mail: finalite@finalite.com.br

Página de contato

LINKS
  • Home
  • Digital
  • Design / produções
  • Content
  • Fee
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
SOCIAL
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Blog
ÚLTIMAS DO BLOG
  • Como criar uma estratégia...
  • Transformação Digital: pa...
  • Impacto da Inteligência A...
  • Como criar uma proposta ú...
  • Estratégias para melhorar...
  • Como Usar o ChatGPT para ...
  • O que fazer para aumentar...
ENDEREÇO

Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento

© Copyright 2025 Finalité Produtividade em Marketing ®
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência para sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Top Orçamentos / InformaçõesOrçamentos / Informações
Sitemap
  • Home
  • Institucional
  • Solicitar Orçamento
  • Blog
  • Expertise
  • Sitemap
  • Criar QR Corde
  • DESIGN
  • Criação de identidade visual
  • Design de embalagens
  • Criação de catálogos
  • Vídeos institucionais e animações
  • Desenhos técnicos
  • Criação de logotipos 3D
  • DIGITAL
  • Criação de sites e lojas virtuais
  • SEO / otimização de sites
  • Gestão de redes sociais
  • Campanhas Google Adwords
  • Loja virtual para gráfica
  • Atualização e manutenção de sites
  • CONTENT
  • Produção de conteúdo para blogs
  • Redação de artigos publicitários
  • Conteúdo para SEO
  • Pauta e conteúdo para redes sociais
  • Revisões e traduções de textos
  • CONTRATOS
  • Fee mensal
  • Pacote serviços de design
  • Pacote serviços digitais
  • Design + digital
  • Planejamento de marketing