- 06/06/2016
- Por: Fernanda Leão
A importância do branding em tempos de crise
Quando há crise econômica, normalmente se pensa em corte de gastos. E na empresa isto geralmente se reflete na redução de investimentos em marketing. Porém, é preciso investir em branding em tempos de crise, pois é uma forma segura de definir prioridades. Confira mais sobre o assunto abaixo.
O que é branding?
É a percepção dos consumidores sobre determinado produto. É a visão deles sobre algo que foi adquirido, experenciado, ou um serviço prestado. É diferente daquilo que os profissionais de marketing pensam, pois significa o que o cliente acha.
Isso quer dizer que o branding não está em escritórios, mas, sim na casa dos consumidores, nas ruas, em suas opiniões. Então, significa que vale a pena investir no design, contudo também na totalidade da marca.
Por que o branding é importante?
O branding é muito importante porque reflete o que o consumidor pensa sobre determinado produto ou serviço. Porém, o branding em tempos de crise é fundamental principalmente porque pode garantir o funcionamento da empresa.
Isso acontece se os diferenciais são evidenciados, pois gera uma relação de confiança com o cliente, reforçando os valores da marca. É uma estratégia de investimento em longo prazo, mas que pode dar certo em uma época onde os consumidores compram menos por impulso e mais por necessidade, quando precisam gerenciar os gastos.
Casos de sucesso de branding
Aí você pensa: será mesmo certo investir em branding em tempos de crise? Nós respondemos sua pergunta com casos de sucesso. Neles, foi apostado no diferencial do produto, o que foi uma decisão acertada. Veja.
Em outubro de 2001, a Apple lançou o Ipod. Era uma época péssima para isso, pois o país estava passando pelo caos após o dia 11 de setembro. Acontece que a empresa investiu pesado em branding, com o diferencial de o consumidor poder levar milhares de músicas em seu bolso. O produto saiu com preço altíssimo, mas até hoje é um grande sucesso de vendas.
Outro caso, este mais antigo, aconteceu após a Guerra do Golfo. A empresa automobilística francesa Renault precisava reverter os danos bélicos e os prejuízos causados, por isto investiu em branding em tempos de crise e lançou o Clio. A campanha foi um sucesso, tanto que o carro ganhou várias versões entre 1991 e 1998, levando a montadora ao quarto lugar no ranking de vendas europeu em dois anos (antes, a Renault ocupava a nona posição).
Foram decisões acertadas e sua empresa pode apostar nesta solução durante a crise econômica. Isto porque as compras por impulso sofreram redução, assim como a geração de leads. Aposte no diferencial que o produto possui e fortaleça a marca no mercado.
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