Leia na íntegra



Voltar para o Blog

A importância do branding em tempos de crise

A importância do branding em tempos de crise

Quando há crise econômica, normalmente se pensa em corte de gastos. E na empresa isto geralmente se reflete na redução de investimentos em marketing. Porém, é preciso investir em branding em tempos de crise, pois é uma forma segura de definir prioridades. Confira mais sobre o assunto abaixo.

O que é branding?

É a percepção dos consumidores sobre determinado produto. É a visão deles sobre algo que foi adquirido, experenciado, ou um serviço prestado. É diferente daquilo que os profissionais de marketing pensam, pois significa o que o cliente acha.

Isso quer dizer que o branding não está em escritórios, mas, sim na casa dos consumidores, nas ruas, em suas opiniões. Então, significa que vale a pena investir no design, contudo também na totalidade da marca.

Por que o branding é importante?

O branding é muito importante porque reflete o que o consumidor pensa sobre determinado produto ou serviço. Porém, o branding em tempos de crise é fundamental principalmente porque pode garantir o funcionamento da empresa.

Isso acontece se os diferenciais são evidenciados, pois gera uma relação de confiança com o cliente, reforçando os valores da marca. É uma estratégia de investimento em longo prazo, mas que pode dar certo em uma época onde os consumidores compram menos por impulso e mais por necessidade, quando precisam gerenciar os gastos.

Casos de sucesso de branding

Aí você pensa: será mesmo certo investir em branding em tempos de crise? Nós respondemos sua pergunta com casos de sucesso. Neles, foi apostado no diferencial do produto, o que foi uma decisão acertada. Veja.

Em outubro de 2001, a Apple lançou o Ipod. Era uma época péssima para isso, pois o país estava passando pelo caos após o dia 11 de setembro. Acontece que a empresa investiu pesado em branding, com o diferencial de o consumidor poder levar milhares de músicas em seu bolso. O produto saiu com preço altíssimo, mas até hoje é um grande sucesso de vendas.

Outro caso, este mais antigo, aconteceu após a Guerra do Golfo. A empresa automobilística francesa Renault precisava reverter os danos bélicos e os prejuízos causados, por isto investiu em branding em tempos de crise e lançou o Clio. A campanha foi um sucesso, tanto que o carro ganhou várias versões entre 1991 e 1998, levando a montadora ao quarto lugar no ranking de vendas europeu em dois anos (antes, a Renault ocupava a nona posição).

Foram decisões acertadas e sua empresa pode apostar nesta solução durante a crise econômica. Isto porque as compras por impulso sofreram redução, assim como a geração de leads. Aposte no diferencial que o produto possui e fortaleça a marca no mercado.

 


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site