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A era digital não é só dos jovens: potencial do consumo sênior na internet

A era digital não é só dos jovens: potencial do consumo sênior na internet

Há alguns anos, a expectativa de vida não era muito alta. Hoje as pessoas costumam viver por muito tempo após a aposentadoria, com qualidade de vida e hábitos modernos. Confira o potencial do consumo sênior na internet, que é surpreendente.

Aposta no público-alvo

A internet era assunto de gente jovem, até pouco tempo atrás. Porém, o público-alvo está mudando, com a alta expectativa de vida e o fôlego financeiro da população sênior. Afinal, pessoas acima dos sessenta anos estão consumindo bastante as marcas, com potencial estimado de R$ 10 trilhões até 2020, em todo o mundo.

Consumo na internet

Esses dados da SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior se referem ao geral, mas não podemos ignorar o consumo sênior na internet, pois os idosos estão cada vez mais conectados e acostumados às novas tecnologias.

A terceira idade brasileira recebeu, em 2015, mais de R$ 634 bilhões. Por isso, não pode ser ignorada como público-alvo de empresas, pois recebem salário fixo todo mês, sem riscos. É um dinheiro garantido e que não pode ser desprezado.

Novo comportamento descoberto

Segundo uma pesquisa feita pela empresa mencionada acima, com idosos acostumados à internet, 64% deles têm smartphone, sendo que 89% tem conta no Whatsapp.

E mais: 83% deles acessam a internet pelo menos uma vez ao dia, facilitando o canal de comunicação empresa e população sênior. 15% deles tem perfil no Facebook, sendo que os números aumentam 11% ao ano.

O novo comportamento dos idosos se refere também à facilidade de acesso obtido pela tecnologia touch. Dessa forma, é fácil conectar-se por smartphones e tablets, utilizando os dedos para navegação, ao contrário do mouse ou do botão de movimentação do notebook.

Como conquistar a terceira idade

Os dados foram expostos, já se sabe que não é possível ignorar ou desprezar o consumo sênior na internet, porque a terceira idade está conectada e o canal de comunicação é facilitado pela frequência de acesso à rede. Mas, como conquistar essa fatia do mercado?

É preciso conscientizar-se de que o público acima de sessenta anos de idade precisa estar no plano estratégico das marcas, seus produtos e serviços. Todavia, é necessário atenção para cativá-los. Isto é, com linguagem adequada, design atrativo e modelo intuitivo.

E não é para menos: segundo a SeniorLab, metade dos entrevistados já fez pelo menos uma compra pela internet; a outra metade está  a poucos passos de fazer sua primeira aquisição dessa forma.

Oportunidade de crescimento

O consumo sênior na internet é uma excelente oportunidade de crescimento, tanto para empresas quanto para a economia brasileira. Eles gastam seu salário com remédios e contas fixas, mas sobra uma boa parte, em muitos casos, para aquisição de produtos ou serviços.

Quem aposta nesse público pode conseguir grandes resultados, desde que elabore estratégias para cativar a terceira idade. Muitas empresas não se atentaram a essa nova realidade e outras não estão preparadas para atender os idosos.

Para que essa realidade se modifique, é preciso evoluir, capacitando-se para a experiência exigida por esse público.


Espalhe por aí ...



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