- 05/07/2017
- Por: Fernanda Leão
10 dicas para fidelizar o seu cliente
Conseguir uma venda é sempre bom, mas tornar esse consumidor fiel a sua empresa é ainda melhor. Confira dez dicas para fidelizar o seu cliente.
Personalize o atendimento
Ninguém gosta de ser tratado como número, como comprador de um produto ou serviço. Então, personalize o atendimento, fazendo com que o consumidor se sinta único, especial.
Ao enviar e-mail marketing, mencione o nome do cliente no assunto e no título do texto, além de outras atitudes positivas.
Respeite o espaço
Apesar disso, é preciso respeitar o espaço do consumidor. Ele não poderá se sentir incomodado com os seus contatos, afinal, quem decide a interação não é você, mas ele.
Ao enviar marketing de conteúdo ou fazer uma postagem em redes sociais, encoraje-o a se comunicar, mas não o force a isso.
Ouça o cliente
E quando sua comunicação acontecer, ouça-o! Para fidelizar o seu cliente, além de ter atendimento personalizado, ele gostará de ser ouvido com atenção.
Mostre que você se importa com o consumidor, esclarecendo todas as suas dúvidas e se mostrando à disposição sempre.
Atente-se ao pós-venda
Contudo, essa atenção dispensada ao cliente não pode acabar quando ele fizer uma aquisição de produto ou serviço de sua empresa.
É preciso continuar estimulando a comunicação, continuar a torná-lo especial. O cliente deve ser tratado da mesma forma que alguém que ainda não negociou com sua empresa.
Estimule a parceria
De tempos em tempos, peça retornos ao cliente. Isso pode ser feito por pesquisas de satisfação, feedbacks por e-mail marketing, perguntas em redes sociais, etc.
É uma forma de atender o cliente, ouvi-lo e mostrar que ele é especial para sua empresa, que sua opinião tem valor.
Conquiste sua confiança
Tudo isso, quando é realizado junto, agrega confiança do consumidor pela empresa. A reputação de um negócio vale mais do que o preço de seus produtos ou serviços, porque significa valor.
Então, para fidelizar o cliente, sempre o avise quando acreditar que algo merece ser comunicado, que possa impactar o seu relacionamento. Aja com transparência!
Admita erros
Todos nós somos passíveis de erros, assim como você e sua equipe. Portanto, sempre que algo não sair como o planejado, admira erros e peça desculpas ao consumidor.
Isso não é sinônimo de humilhação, muito pelo contrário: mostra que você se importa com o cliente e o tem em alta consideração.
Ao prometer, cumpra
Qualquer promessa feita ao consumidor deve ser cumprida, por menor que seja. Se alguém de sua equipe se comprometeu de retornar o contato ao cliente, esse retorno deve ser feito assim que possível, o quanto antes.
A credibilidade de uma empresa é afetada, positiva ou negativamente, quando uma promessa é feita. Então, por mais simples que seja ela, não aja ao contrário do que disse.
Aja com reconhecimento
Reconheça o que precisar ser reconhecido, seja algo bom ou ruim. Não tenha receio de assumir responsabilidades perante o cliente, e deixe clara a sua posição para ele.
Seja grato
Para finalizar as dicas para fidelizar o cliente: agradeça. Assim, o relacionamento é fortalecido e a parceria pode seguir, firme e forte, por muito tempo.
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