Leia na íntegra



Voltar para o Blog

10 dicas para fidelizar o seu cliente

10 dicas para fidelizar o seu cliente

Conseguir uma venda é sempre bom, mas tornar esse consumidor fiel a sua empresa é ainda melhor. Confira dez dicas para fidelizar o seu cliente.

Personalize o atendimento

Ninguém gosta de ser tratado como número, como comprador de um produto ou serviço. Então, personalize o atendimento, fazendo com que o consumidor se sinta único, especial.

Ao enviar e-mail marketing, mencione o nome do cliente no assunto e no título do texto, além de outras atitudes positivas.

Respeite o espaço

Apesar disso, é preciso respeitar o espaço do consumidor. Ele não poderá se sentir incomodado com os seus contatos, afinal, quem decide a interação não é você, mas ele.

Ao enviar marketing de conteúdo ou fazer uma postagem em redes sociais, encoraje-o a se comunicar, mas não o force a isso.

Ouça o cliente

E quando sua comunicação acontecer, ouça-o! Para fidelizar o seu cliente, além de ter atendimento personalizado, ele gostará de ser ouvido com atenção.

Mostre que você se importa com o consumidor, esclarecendo todas as suas dúvidas e se mostrando à disposição sempre.

Atente-se ao pós-venda

Contudo, essa atenção dispensada ao cliente não pode acabar quando ele fizer uma aquisição de produto ou serviço de sua empresa.

É preciso continuar estimulando a comunicação, continuar a torná-lo especial. O cliente deve ser tratado da mesma forma que alguém que ainda não negociou com sua empresa.

Estimule a parceria

De tempos em tempos, peça retornos ao cliente. Isso pode ser feito por pesquisas de satisfação, feedbacks por e-mail marketing, perguntas em redes sociais, etc.

É uma forma de atender o cliente, ouvi-lo e mostrar que ele é especial para sua empresa, que sua opinião tem valor.

Conquiste sua confiança

Tudo isso, quando é realizado junto, agrega confiança do consumidor pela empresa. A reputação de um negócio vale mais do que o preço de seus produtos ou serviços, porque significa valor.

Então, para fidelizar o cliente, sempre o avise quando acreditar que algo merece ser comunicado, que possa impactar o seu relacionamento. Aja com transparência!

Admita erros

Todos nós somos passíveis de erros, assim como você e sua equipe. Portanto, sempre que algo não sair como o planejado, admira erros e peça desculpas ao consumidor.

Isso não é sinônimo de humilhação, muito pelo contrário: mostra que você se importa com o cliente e o tem em alta consideração.

Ao prometer, cumpra

Qualquer promessa feita ao consumidor deve ser cumprida, por menor que seja. Se alguém de sua equipe se comprometeu de retornar o contato ao cliente, esse retorno deve ser feito assim que possível, o quanto antes.

A credibilidade de uma empresa é afetada, positiva ou negativamente, quando uma promessa é feita. Então, por mais simples que seja ela, não aja ao contrário do que disse.

Aja com reconhecimento

Reconheça o que precisar ser reconhecido, seja algo bom ou ruim. Não tenha receio de assumir responsabilidades perante o cliente, e deixe clara a sua posição para ele.

Seja grato

Para finalizar as dicas para fidelizar o cliente: agradeça. Assim, o relacionamento é fortalecido e a parceria pode seguir, firme e forte, por muito tempo.

 


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site